..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Evento »

IESB recebe maior evento internacional de Design Gráfico da América Latina

Comemorando 10 anos, Bienal Tipos Latinos reúne estudantes de design de todo o Brasil

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:26/08/2014 13:59Atualização:26/08/2014 15:38
No Brasil, o mercado de design de tipografia ganha  cada vez mais importância  (Divulgação)
No Brasil, o mercado de design de tipografia ganha
cada vez mais importância

De 28 de agosto a 05 de setembro, o Centro Universitário IESB recebe a Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014. Em sua sexta edição, o evento reúne alguns dos melhores projetos de fontes tipográficas digitais desenvolvidos nos últimos anos por designers gráficos latino-americanos. Esse é o maior evento internacional do segmento na América Latina e já percorreu mais de 40 cidades em 30 países. Aqui em Brasília, serão apresentados 78 projetos.

A tipografia é o processo pelo qual são produzidos e impressos os tipos textuais, ou seja, os caracteres, as letras. Em alguns casos, é feita para aparecer e dar identidade visual a uma peça gráfica. Em outros, para tornar o texto mais confortáveis para leitura.  Bruno Porto, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Design Gráfico do IESB, explica que “a tipografia é de fundamental importância em um projeto. Ela é a voz do designer gráfico. Por meio dos tipos (letras e caracteres) essa voz pode ser discreta, elegante, tradicional ou descolada. É como uma apresentação que dá identidade visual, por isso é um trabalho minucioso e imprescindível”.


No Brasil, Bruno explica que a tipografia está em ascensão.  Segundo ele, cada vez mais empresas têm despertado interesse nessa identidade e diferencial que os tipos podem proporcionar. Além disso “os profissionais estão mais atentos para isso. Há uma crescente demanda por compra de famílias tipográficas desenvolvidas por designers brasileiros”, afirma.

A abertura da Bienal contará com a presença do renomado tipógrafo Gustavo Soares.  Ele é consultor para a criação da tipografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e também jurado brasileiro desta edição da Bienal. Em 2014, o Brasil é o segundo país com projetos selecionados para o evento: ao todo são 15, de autoria de designers atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em 2012, a mostra foi vista por 65.000 pessoas, apenas no Brasil. Esse ano, será montada simultaneamente em 14 países da América Latina, com previsão de outros quatro na Europa e Ásia.  

Brasílica, uma tipografia desenvolvida  por Rafael Dietzsch para composição  de textos em línguas indígenas (Divulgação)
Brasílica, uma tipografia desenvolvida
por Rafael Dietzsch para composição
de textos em línguas indígenas

 

 

 

 

Serviço:


Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014


Abertura: quinta-feira (28) de agosto, às 19h
Visitação: de 29 de agosto a 5 de setembro, das 9h às 21h
Local: Campus Sul IESB, na Av. L2 613/14, auditório D
Evento é gratuito e aberto ao público
Vagas limitadas

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.