..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Programação »

Instituto Cervantes promove degustação de vinhos da Espanha

Projeto destaca rótulos em encontros mensais até novembro. Na edição de setembro, vinhos das regiões de Toro e Rueda

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:12/09/2014 10:06Atualização:12/09/2014 10:24

Grandes vinhos das principais regiões produtoras da Espanha são tema de um ciclo de degustação promovido pelo Instituto Cervantes em parceria com a importadora B-Cubo. A segunda edição do projeto acontecerá em 17 de setembro e trará como destaque as regiões de Rueda e Toro. O encontro acontecerá na sede do Instituto, a partir das 19h. As inscrições estão abertas e as vagas são limitas.

A Espanha possui uma grande diversidade de climas e tradições que refletem na produção de vinhos daquele país (Divulgação)
A Espanha possui uma grande diversidade de climas e tradições que refletem na produção de vinhos daquele país
Toro e Rueda estão localizadas em Castilla y León, às margens do rio Duero, no noroeste espanhol, mas guardam diferenças bem marcantes entre si. "Toro tem grande vocação para tintos fortes e concentrados, ao passo que Rueda redescobriu seu potencial para vinhos brancos a partir de sua uva-ícone, a Verdejo, que tem acidez agradável e marcante", explica o palestrante e diretor da B-Cubo, Carlos Borges.

Os apreciadores poderão conhecer melhor o Carodorum Verdejo (branco), de Rueda, além dos Carodorum Vendimia Seleccionada (tinto), Carodorum Issos Crianza (tinto), Carodorum Selección Especial (tinto) e Carodorum (tinto) - oriundos de Toro.

Proporcionalmente, a Espanha é o país com a maior área de vinhedos em todo o mundo: são mais de um milhão de hectares cultivados, ao longo de mais de sessenta regiões de denominações origem. Com rica variedade de regiões, diversidade de microclimas e diferentes influências de tradições e culturas, é fácil deduzir porque a diversidade de vinhos espanhóis é tão grande. Vale conferir uma amostra guiada por este universo. As inscrições estão abertas e as vagas são limitas. Até final do ano, mais duas regiões receberão destaque: Somontano, em outubro, e Ribera del Duero, em novembro.


Regiões de Toro e Rueda

Toro é uma região vinícola localizada em Castella e Leão, especificamente na província de Zamora, no noroeste da Espanha. Seu nome (touro, em português) descreve a força e potência dos vinhos produzidos na região. Sua tradicional vitivinicultura data de séculos antes de Cristo, quando os romanos estabeleceram seus primeiros vinhedos exatamente após invadirem o território espanhol.

 (Divulgação)
Rueda é um município espanhol da província de Valladolid, localizado a cerca de 170 km a noroeste de Madrid, em Castilla e León. Conta com meios naturais muito favoráveis para a produção de vinhos de alta qualidade, sendo uma zona especializada na elaboração de vinhos brancos, de amplo reconhecimento internacional. A uva verdejo é a estrela dessa região.

Vinhos de Toro: Carodorum Vendimia Seleccionada (tinto), Carodorum Issos Crianza (tinto), Carodorum Selección Especial (tinto) e Carodorum (tinto).

Vinhos de Rueda: Carodorum Verdejo (branco)


Serviço

Ciclo de degustação de vinhos Espanhóis


17 de setembro: Regiões Toro e Rueda // 28 de outubro: Região Somontano //19 de novembro: Região Ribera del Duero

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes - SEPS 707/907 Lote D Asa Sul
Horário: 19h
Informações: 3242-0603
Classificação: 18 anos
Valor: R$ 70,00 por dia de curso (em cheque ou cartão)
Vagas limitadas

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.