..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Bem-Estar | Fitness »

#ProjetoVerão a todo vapor

A poucos meses da estação mais ensolarada do ano, Brasília Capital Fitness dá injeção de ânimo aos que querem melhorar a forma para o verão

Romário Costa - Redação Publicação:19/09/2014 10:00Atualização:19/09/2014 10:52

Entre as novidades da programação estão cursos de atividades físicas em ambientes abertos, a exemplo parques e praças, como é caso do 'Treinamento Outdoor FC' (Divulgação)
Entre as novidades da programação estão cursos de atividades físicas em ambientes abertos, a exemplo parques e praças, como é caso do "Treinamento Outdoor FC"
Entre os dias 25 e 28 próximos, acontece a Convenção Brasília Capital Fitness. O encontro, que está em sua 19º edição, movimenta a capital federal e é para muitos brasilienses o estímulo que faltava para o início do projeto verão.  O evento é um dos maiores do ramo em todo o país. São esperadas cerca de 70 mil pessoas entre estudantes, profissionais e praticantes de atividades físicas.

 

A programação conta com atividades pagas e gratuitas entre palestras, aulas, venda de equipamentos, além de mais de 93 cursos que promete agradar desde os aficionados por academia até os querem se movimentar sem utilizar equipamentos específicos, ao ar livre por exemplo. Entre as novidades desta edição, destacam-se cursos que contemplam esse público que não curte muito “puxar ferro”, explica presidente da BSB Fitness e responsável pela organização da convenção, Fábio Padilha. Musculação sem equipamentos, treinamento e aulas em parques e clubes e ginástica natural são alguns dos cursos ministrados nessa linha.

Autor do livro Musculação - Per-  guntas e Respostas Cauê La Scala  Teixeira ministrará curso sobre  musculação sem equipamentos (Divulgação)
Autor do livro Musculação - Per-
guntas e Respostas Cauê La Scala
Teixeira ministrará curso sobre
musculação sem equipamentos
Fábio explica que Brasília é a unidade da federação com maior número de academias por habitante, mas que o brasiliense também gosta de atividades ao ar livre. A grande quantidade de parques e a localização geográfica da cidade são alguns do motivos para isso acontecer. "Aqui não há grandes subidas. Isso nos possibilita pedalar mais longe, praticar mais corrida, caminhada e ciclismo", afirma, sem deixar de levar em consideração que o mercado fitness é muito forte aqui também. "Só na última edição do evento, foram movimentado mais de R$ 10 milhões em negócios e foram qualificados mais de 5 mil profissionais nos cursos ofertados", ressalta o organizador. 

 

Cauê La Scala Teixeira, que é mestrando em Ciências da Saúde e dará o curso de musculação sem equipamentos, ressalta, contudo, que essas técnicas são exercícios alternativos. Desse modo, não há a intenção de convencer os frequentadores de academias a substituírem sua forma de treinamento, mas sim proporcionar exercícios eficientes e seguros para as pessoas que não são frequentadores de tais ambientes.


“Sabendo da importância que o exercício físico, em especial o treinamento de força, tem para a promoção de saúde, as pessoas estão buscando alternativas para usufruir de tais benefícios, sem necessariamente depender de locais e equipamentos específicos. Isso confere ao exercício uma característica de independência, característica marcante em algumas modalidades consideradas tendências no atual mercado fitness”, explica Cauê, que é autor de diversos livros sobre treinamento de força.

 

Fábio Cunha é especialista em treinamento funcional e ministrará o curso Treinamento Outdoor FC - Aulas em parques e clubes. Ele diz que muitas pessoas chegam a passar 90% do tempo produtivo em ambintes fechados. A maioria dos seus alunos buscam atividades fora da academia, mas com a mesma eficiência.

 

"Esse treinamento pode ser realizado de diversas formas. A própria caminhada e corrida faz parte do treino outdoor", afirma, complementando que na maioria dos parques e praias é notório o aumento da busca pela modalidade. "Mesmo utilizando o próprio peso do corpo e alguns equipamentos leves, como corda e elástico, o circuito permite atingir benefícios aeróbios e anaeróbios na mesma sessão, por causa da constante variação de exercícios", defende Fábio Cunha. 

 

 

Diversão ou Fitness?

 

Conheça outros cursos presentes na programação que promovem o exercício físico com uma pitada de diversão e prazer. Veja a lista completa de cursos aqui: 

 

 (Reprodução/ GinasticaNatural.com)
Ginástica Natural

 

Método esportivo baseado no movimento de animais, sem equipamentos, usa-se apenas o peso do próprio corpo. Inventada pelo carioca Álvaro Romano, a técnica fortalece a musculatura de todo o corpo, além de proporcionar flexibilidade e equilíbrio. Entre os praticantes estão atletas de alta performance, como o lutador de MMA Anderson Silva.

 

 

 

 (Tico Fonseca/Divulgação)
Kangoo Jumps

Esta é outra modalidade que está em alta, também pelo clima de descontração que as aulas proporcionam. O exercício é executado com uma bota que lembra um patins, mas no lugar das rodinhas há molas capazes de absorver o impacto dos movimentos, o que torna o Kangoo uma ótima opção para quem tem problemas nas articulações. O exercício também é uma ótima alternativa para quem quer emagrecer, em 45 minutos é possível perder cerca de 500 calorias.

 

 

Fotos: Tico Fonseca/Divulgação (Divulgação)
Fotos: Tico Fonseca/Divulgação
Zumba

 

Fundada em 2001, a Zumba Fitness alia fitness à dança. O exercício é uma verdadeira febre mundial, presente em 185 países, com cerca de 14 milhões de praticantes. A intenção é envolver as pessoas em ritmos mundiais empolgantes, como salsa e até o axé music brasileiro, com coreografias fáceis de seguir. Uma aula de uma hora pode render a perda de até mil calorias.

 

 

Serviço:


19º Convenção Brasília Capital Fitness


25 a 28 de setembro


Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães

 

Informações sobre preços de cursos, seminários e aulas de diversas modalidades de ginástica podem ser obtidas no site da convenção. A programação conta também com atividades gratuitas, como exposições, feira de equipamentos e suplementos alimentares.


Mais informações no site: brasiliacapitalfitness.com.br

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.