..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cultura »

Espetáculo francês 'Où on va, papa?' estreia em Brasília

A peça é uma adaptação do livro autobiográfico de Jean-Louis Fournier, que venceu o prêmio literário francês Femina, em 2008

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:17/10/2014 10:23Atualização:17/10/2014 10:38

Ternura, desespero e, especialmente, humor estão presentes na obra do escritor para abordar o seu drama  (Gilles Grampes/Divulgação)
Ternura, desespero e, especialmente, humor estão presentes na obra do escritor para abordar o seu drama
A companhia francesa Théâtre des Hommes apresenta em Brasília a peça “Où on va, papa?” (em português “Aonde vamos, papai?”), no sábado (25/10), na Livraria Cultura do Iguatemi. O espetáculo, apresentado em francês, com legenda em português, aborda o difícil assunto dos pais que têm filhos deficientes físicos e mentais. A apresentação, realizada pela Aliança Francesa de Brasília, conta com a adaptação e atuação de Xavier Carrar, direção de Layla Metssitane e direção técnica de Gilles Dieutegard.


Um conto de fadas às avessas, a peça aborda a história real da vida de Jean-Louis Fournier, pai de dois filhos deficientes físicos e mentais, Matthieu e Thomas, e oferece ao público as emoções da vida: a ternura, o desespero, o amor e, especialmente, o humor, essencial na obra do escritor para abordar o seu drama mais pessoal.


Xavier Carrar, sozinho no palco, revela essa história com muito talento. “Como Cyrano de Bergerac que escolhia zombar ele mesmo do próprio nariz, eu mesmo zombo dos meus filhos. É o meu privilégio como pai”, destaca o personagem. Ele nos dá a descobrir essas questões no dia a dia, capítulo após capítulo, sem nunca se desanimar nem se compadecer.

Confira um pouco aqui do espetáculo aqui.

 

Sobre o elenco:


Xavier Carrar interpreta a história real de  Jean-Louis Fournier, pai de dois filhos  deficientes físicos e mentais (Divulgação)
Xavier Carrar interpreta a história real de
Jean-Louis Fournier, pai de dois filhos
deficientes físicos e mentais
Xavier Carrar – Ator, autor e diretor, formado no Théâtre National de Chaillot. Trabalhou sob a direção de Anne Delbée, Maurice Béjart, Albert-André Lheureux, Jean-Pierre Dravel e Olivier Macé. Em 2006, fundou, com Layla Metssitane, a companhia Théâtre des Hommes, e ambos foram em busca da descoberta de obras e autores contemporâneos tais como Aimé Césaire, Taslima Nasreen, Amélie Nothomb ou Jean-Louis Fournier. O seu segundo texto La Bande recebeu o prêmio do InédiThéâtre 2012 (prêmio secundarista de peças inéditas) e publicado pela editora Lansman. Também foi traduzido para o espanhol. Erreur 404, o seu terceiro texto, sairá em 2014 pela editora Lansman.

Gilles Dieutegard – É formado em Som e Iluminação pela Escola Nacional Superior de Artes e Técnica Teatral (ENSATT), em Lyon. Sua primeira experiência profissional com Marcel Marceau, que lhe confiou as produções dos espetáculos da Escola de Mimodrame de Paris. Em seguida, trabalhou para o Teatro Antoine, o Teatro de Porte Saint Martin em Bobino e para a Disneylândia de Paris, especialmente para a turnê europeia de promoção do filme Pocahontas. Entrou para a Comédie Française e tornou-se chefe adjunto do setor Iluminação para os espetáculos de Alain Francon, Jacques Lassale, Bob Wilson, Alfredo Arias etc e trabalhou com os iluminadores Joël Hourbeigt, André Diot, Alain Poisson, Jacques Rouveyrollis, entre outros.

Serviço:


Peça - Où on va papa?
Data: 25 de outubro de 2014 (sábado)
Local: Teatro Eva Herz | Livraria Cultura Iguatemi
Endereço: SHIN CA 4, lote A - Lago Norte
Horário: às 19h30
Classificação: 14 anos
Entrada: R$ 40,00 inteira | R$ 20,00 meia
Informações: 61 3262-7618

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.