..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cinema »

Projeto "Curta ao Meio-Dia" volta ao CCBB

Em cartaz até abril de 2015, programação exibe produções brasilienses em sessões de sexta a domingo, sempre ao meio-dia e com entrada franca

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:12/02/2015 16:49

Brasília (Título Provisório), de João Paulo Procópio (Divulgação)
Brasília (Título Provisório), de João Paulo Procópio
Volta ao CCBB o projeto Curta ao Meio-Dia, que traz uma seleção especial de curtas-metragens com o intuito de oferecer mais entretenimento e cultura ao público aos fins de semana em um horário com poucas opções de lazer. Após uma pausa em janeiro, a mostra retoma as atividades no dia 6 de fevereiro com o módulo “Visões de Brasília”. As exibições acontecem sempre entre 12h e 13h30 e a entrada é franca.

Os filmes selecionados para esta etapa mostram Brasília pelo ponto de vista de cineastas locais. O projeto presta uma homenagem aos 10 anos da morte de Lyonel Lucini, importante nome do cinema brasiliense, com a exibição de Eu Sou o Cerrado, drama com características documentais, aclamado por ambientalistas por mostrar como o desmatamento deixou o segundo maior bioma brasileiro em uma situação drástica.

Outro destaque é Brasiliários, de Sergio Bazi e Zuleica Porto, inspirado na obra de Clarice Lispector. O curta relata a visita de uma escritora à capital federal. A programação traz também Brasília (Título Provisório), de João Paulo Procópio, Alienados, de Péterson Paim, e Mínima Cidade, de João Lanari Bo.

Visões de Brasília é o terceiro módulo do projeto Curta ao Meio-Dia, que no fim do ano passado exibiu Curtas Premiados e o Especial Crianças somente com produções brasilienses. A mostra segue até 21 de abril e ainda apresentará Curtas Universitários e Clássicos de Brasília.

Homenagem a Lyonel Lucini (1939-2005)

Lyonel Lucini nasceu e se formou em cinema na Argentina, mas adotou Brasília como sua cidade ainda nos anos 60.  Foi professor do ICA (Intituto Central de Artes) da Universidade de Brasília, tendo que se afastar por conta do acirramento da Ditadura Militar dentro do âmbito acadêmico. Contudo, voltou a lecionar nos anos 90 nesta mesma instituição. Lucini foi fundamental na formação de diversos cineastas na Capital, além de grande mobilizador cultural no cenário local e nacional, tendo sido presidente e gestor da Associação Brasiliense de Cinema e Video (ABCV) e da Associação Brasileira de Curta-metragistas e Documentaristas (ABD). Entre mais de 20 filmes realizados, destacam-se: “Pirenópolis, o divino e as máscaras” (1968), “Taim” (1979), “Antártida” (1984) e “Babaçu” (1994), que demonstram a sua dedicação a ecologia, cultura e folclore popular. Em 2015 fazem 10 anos de seu falecimento.

SERVIÇO
MOSTRA CURTA AO MEIO-DIA


Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília)
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel: 61 3108-7600
Data: 31 de outubro de 2014 até 21 de abril de 2015/ sextas, sábados e domingos , sempre às 12h. (consulte a programação abaixo)
Ingresso: Entrada Franca
Classificação indicativa: Confira a classificação indicativa na programação ou no site www.bb.com.br/cultura

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.