..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

EXPOSIÇÃO | Fotografia »

Casa da Luz Vermelha recebe a exposição "Vamos jogar bola!"

Da redação - Redação Publicação:11/03/2016 09:33Atualização:11/03/2016 10:03
A Casa da Luz Vermelha estará exibindo, até 29 de abril, as imagens da mostra fotográfica "Vamos jogar bola!", de Beto Barata. As fotografias são um recorte da mostra original, visto que somente 24 das 43 imagens serão expostas. Durante a Copa do Mundo no Brasil, mais de 55 mil pessoas tiveram a oportunidade de apreciar as imagens no Museu Nacional da República. Na Casa da Luz Vermelha, a exposição “Vamos jogar bola!” pode ser vista de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Para realizar o projeto, Beto Barata circulou por todo o Plano Piloto e pelo entorno para registrar os lances. A mostra exibe um retrato nada tradicional da capital brasileira, mas um  cenário comum da maioria da população que cresceu jogando bola, seja debaixo do bloco nas entrequadras, na várzea ou na rua com marcações improvisadas e traves de sandalhas.

Barata também recolheu frases que compõem o universo das peladas. O projeto "Vamos jogar bola!" foi criado em 2011 e as imagens capturadas também renderam um livro com o mesmo título.  Com 120 páginas, a publicação traz 110 fotos em preto e branco e textos de Clara Arreguy, Eraldo Peres e do autor, Beto Barata em versão bilíngue – inglês/português.
 
 
O fotógrafo brasiliense Beto Barata e a galeria A Casa da Luz Vermelha apresentam a exposição 'Vamos Jogar Bola!' até o dia 29 de abril (Facebook/Divulgação)
O fotógrafo brasiliense Beto Barata e a galeria A Casa da Luz Vermelha apresentam a exposição "Vamos Jogar Bola!" até o dia 29 de abril
 
"Este trabalho é um resgate de uma memória afetiva pessoal e, acredito, de todos os que cresceram em Brasília e que costumavam chamar os amigos pra jogar bola na rua ou no gramado da quadra", afirma Beto Barata.

Divulgação nas Unidades de Internação
Outra atividade que foi realizada pelo fotógrafo foi a exposição das fotos em duas Unidades de Internação (São Sebastião e Recanto das Emas). Na ocasião, Barata também ministrou palestras para os jovens.

Beto Barata
Há 20 anos atuando como repórter fotográfico em agências e veículos nacionais e internacionais, Beto Barata desenvolveu uma carreira reconhecida e premiada. “Vamos jogar bola!" é o segundo projeto especial do fotógrafo. O primeiro, o livro e a exposição "Brasília Submersa", foi lançado em 2010,  em homenagem aos 50 anos da capital federal. Nele, Barata mostra Brasília partir de uma perspectiva diferente: debaixo das águas do Lago Paranoá. Isso porque, além de fotojornalista, Beto Barata é ainda mergulhador, especializado em fotografia subaquática, um aventureiro das imagens.

Assista ao vídeo do making of de “Vamos jogar bola!”



SERVIÇO
Local: A Casa da Luz Vermelha
Visitação: Até 29 de abril de 2016 | Segunda a sexta das 10h às 19h
Endereço: Clube ASBAC - SCES Trecho 2, Cj 31. Brasilia-DF
Telefone: (61) 3878-9100
Realização: A Casa da Luz Vermelha e Beto Barata
A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
 
(Com informações do site do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal)
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.