..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

EXPOSIÇÃO »

Caixa Cultural traz obras de Frida Kahlo a Brasília

Mostra com 136 obras de Frida e outras artistas surrealistas mexicanas vai de abril até junho na Caixa Cultural

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:06/04/2016 12:37Atualização:06/04/2016 12:49
De 13 de abril a 5 de junho, na Caixa Cultural Brasília, acontece a exposição “Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México”.  A mostra apresenta colagens, litografias e desenhos assinados por Frida, além de trabalhos de outras 14 grandes artistas mexicanas, que tiveram relação pessoal ou com Frida, ou com o surrealismo. Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a mostra contém 136 obras.

A exposição apresenta também uma mostra de filmes dedicados às artistas Alice Rahon, Jacqueline Lamba, Leonora Carrington, Rara Avis (Bridget Tichenor), Remedios Varo e Frida Kahlo; uma litografia assinada por Diego Rivera, além de vestimentas, acessórios, documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens ligadas à artista.

 (Gelman Collection © Nickolas Muray Photo Archives)
Frida Kahlo (1907 – 1954)

Frida tem inspirado a arte e a moda. É considerada hoje um dos mais importantes ícones do século 20. Durante toda a vida, pintou apenas 143 telas. Dentre as 20 pinturas dela na exposição, seis são autorretratos, que, segundo Teresa Arcq, juntamente com os retratos simbólicos, marcam “uma provocativa ruptura que separa o âmbito do público do estritamente privado”. 

Frida perpassa ainda a exposição pelas obras de outras artistas que retrataram a sua figura icônica, como Cordelia Urueta. Por meio da fotografia, destacam-se os trabalhos de Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch e Kati Horna.

SERVIÇO

Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México
Local: Setor Bancário Sul Qd 4 Lote 3/4  Brasília
Data: 13/04 a 05/06
Entrada: Gratuita *mediante retirada de senhas no site frida.ingresse.com e na bilheteria da Caixa Cultural


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.