..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Luís Miranda traz para Brasília a peça 7 Contos

Ator conversou com a Encontro Brasília sobre a peça. Interpretando sete personagens, as apresentações acontecem nos dias 7 e 8 de maio no Teatro dos Bancários

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:03/05/2016 10:38Atualização:04/05/2016 09:24
O ator Luís Miranda traz à Brasília o espetáculo "7 Contos", que nesta temporada comemora 10 anos em cartaz . As apresentações acontecem nos dias 7 e 8  de maio, no Teatro dos Bancários. Trazendo um olhar sobre as questões sociopolíticas, a comédia explora de forma crítica e cômica situações da vida do brasileiro. "É impressionante como essa peça, criada há 10 anos, é atual para o país. Eu fui um visionário, pois estava tão inspirado que fiz algo muito atual", conta Luís.
 

 
 
7 contos, 7 personagens

Em conversa com a Encontro Brasília, o ator comentou sobre as inspirações que foram essenciais no processo de criação de cada personagem. "Eu tenho uma leitura particular da peça, pois cada personagem tem a ver com uma situação que vivi e pessoas que conheci", diz Luís.  Ao todo, são sete personagens distintos que retratam figuras tipicamente brasileiras.  "O Queixada, que é um bêbado que eu faço na peça, foi inspirado em um guardador de carros que eu encontrei em Salvador. Tem a Caroline, que é uma menina que fala sobre preconceitos. É difícil discutir um pressuposto na visão de uma criança. Essa criança faz refletir sobre certos assuntos", comenta o ator.

Além do Queixada e da Caroline, Luís destaca ainda os personagens Detona, Sheila, Dona Arminda e Dona Editi. "Os apresentadores de programas sensacionalistas foram a inspiração para fazer o Detona. Eu uso esse tipo para debochar. A Sheila discute o universo da burguesia. A Dona Editi é uma líder comunitária que eu falo um pouco sobre o programa Bolsa Família. A Dona Arminda é uma senhora que têm problemas para usar a internet", explica Luís.

Um dos personagens mais conhecidos da peça, o MC Dollar, foi substituído por uma nova personagem. "É uma personagem que deixou o candomblé e hoje é evangélica. Vou trazer a discussão sobre a intolerância religiosa. Vou discutir isso através da comédia", completa o ator.

Sucesso


 (Divulgação)
Com direção de Ingrid Guimarães, supervisão de Elísio Lopes Jr, do programa Esquenta!, da TV Globo, e produção de Paula Hazin, a comédia já foi vista por mais de 1 milhão de espectadores. Luís Miranda conta que  ainda não teve a oportunidade de apresentar '7 Contos" em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), e que está negociando apresentações fora do país. A capital federal foi cenário de uma das apresentações mais impactantes para o ator. "Brasília foi uma coisa estrondosa. Fiz diversas apresentações em um final de semana. A peça foi um sucesso. Fiquei tão emocionado que sai de maca (risos). Brasília é um lugar único, tem gente de todo lugar. O público é carente de coisas legais e quando chega ficam encantados", enfatiza o ator.
 
O produtor cultural, Marcelo Calafiori destaca a programação de humor no final de semana especial de dia das mães. "A comédia do Luís Miranda é o nosso presente cultural para o público de Brasília, uma ótima opção para levar as mães e esposas ao teatro nessa data tão especial", comenta Calafiori.
 
 
Na televisão e nas telonas

Em 2017 começa a produção da série inspirada na comédia "7 contos", que ainda não tem canal e data definidos . "Ganhamos o edital para produzir a série que vai falar sobre os personagens. É muito legal ver que os personagens deram certo", ressalta Luís.  O espetáculo também deve ganhar um filme em breve.

A comédia e a política

Apesar do espetáculo abordar questões políticas e sociais, Luís Miranda afirma que a peça não é para dar algum recado sobre o atual cenário brasileiro: "Vou tentando trabalhar o humor para causar uma reflexão crítica no brasileiro de uma forma imparcial. A reflexão sobre esses assuntos é para que cada um tire sua própria conclusão", acrescenta.

Sobre a situação do país, o ator comenta: "Estamos vivendo uma situação que eu nunca imaginei que poderia existir. Para mim é golpe, e o impeachment não é a melhor solução para o país. Sou a favor de uma reforma política. Meu discurso não é petista, nem peemedebista e nem partidário. Meu discurso é de um brasileiro que tem vergonha de assistir o que está acontecendo no país. É uma vergonha para o povo brasileiro ". 

Convidado para carregar a tocha olímpica na cidade de Valença, na Bahia, Luís Miranda lamenta que o evento aconteça em meio à crise política.  "Não estou sentindo orgulho, porque esse não é o momento para o Brasil, mas vou levar o melhor de mim para esse dia", destaca o ator.
 
 (Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias )
 
SERVIÇO
"7 Contos - A Comédia" com Luís Miranda
 
Local: Teatro dos Bancários - 314/315 Sul
Data: 07 e 08 de maio
Horário: sábado às 19h e 21h; e no domingo às 20h
Valor: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Classificação: 14 anos
 
Ingressos
Vendas online: www.bilheteriadigital.com.br
Pontos de vendas: Bilheteria do Teatro dos Bancários
Pontos de vendas da Bilheteria Digital: Alameda Shopping, Brasília Shopping, Pátio Brasil e Liberty Mall
 
Informações: (61) 3262-9090 e  (61)8459-2312

Produção local: Calafiori Produções
Apoio: Club Cult
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.