..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Quarteto A Engrenagem faz show no Clube do Choro

Prestes a gravar um EP na Suécia, o grupo se apresenta na tradicional casa brasiliense

Isabelle Luz com Assessorias - Publicação:13/05/2016 14:23Atualização:13/05/2016 14:35
Músicos se apresentam neste final de semana (Celio Maciel Fotografia/ Divulgação)
Músicos se apresentam neste final de semana
A formação clássica do jazz instrumental unida a composições cosmopolitas, que exploram diversos ritmos musicais da atualidade são a peça chave do som do quarteto A Engrenagem, a atração do Clube do Choro neste sábado. Formado atualmente por Filipe Togawa, Felipe Viegas, Pedro Miranda e Renato Galvão, o grupo está de malas prontas com destino à Suécia. Antes disso, porém, eles vêm à consagrada casa brasiliense mostrar seu som ao público.

A Engrenagem nasceu a partir de um coletivo artístico que aliou música, fotografia e artes plásticas e já recebeu vários nomes em sua formação, como Tiago Tunes, bandolinista precoce e virtuoso. Em 2014, o grupo preparou um show exclusivo para entrega nacional da 27ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A homenageada nesta premiação foi a arquiteta Lina Bo Bardi, uma das influências estéticas do projeto.

Sobre a viagem, o convite para o país europeu veio por intermédio de um ex-integrante, Henrique Alvim, morador do país desde o ano passado. Estudante da Örebro University, Alvim possibilitou o acesso do quarteto à invejável estrutura de salas, instrumentos e equipamentos de áudio. Tudo sem custos e usando a tão reconhecida habilidade sueca de produção fonográfica, com excelência tanto na qualidade de áudio quanto na tecnologia.

A Engrenagem também está com dois shows agendados na Suécia, onde passaram a ser um quinteto - Henrique Alvim se juntará aos amigos para apresentar o ciclo de trabalhos "Imaginante", e também para começar a desenvolver uma nova fase do trabalho.
 
Quarteto segue para Suécia, onde gravará EP e realizará dois shows (Reprodução/ Facebook)
Quarteto segue para Suécia, onde gravará EP e realizará dois shows

Já nas terras brasilienses, neste sábado, o quarteto apresentará aquilo que será gravado na Europa: um fruto da experimentação de diversos estilos musicais, desde o que era produzido na década de 80 até as composições do cenário brasiliense de grandes nomes como Hamilton de Holanda, Pedro Martins, Daniel Santiago e Pedro Vasconcellos. Como explica Renato Galvão: "Estamos em um momento de experimentações tímbricas, por isso contaremos com um setup grande de teclados, baixo acústico e elétrico, guitarra e violão, bateria e percussão; todo o aparato necessário para atingirmos o mix das sonoridades “80tistas”, aliado a organicidade do play brasileiro-contemporâneo".

Juntamente à mistura de som, A Engrenagem também abre espaço para o viés sociopolítico. "Afinal de contas vivemos um período marcante em nossa sociedade e isso reflete o nosso comportamento enquanto artista", completa Galvão.

A Engrenagem rumo à Suécia

Local: Clube do Choro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Online: https://www.bilheteriadigital.com/
Bilheteria do Clube do Choro de Brasília. De segunda à sexta: 10h às 22h. Sábado, de 19h às 21h30
Reservas: (61) 3224-0599
Classificação: 14 anos
 
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.