..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Disco Xepa Day

Evento promovido pela Rede Jovem do Slow Food acontece na Ceasa-DF e em outros 13 locais do Brasil neste sábado

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:02/06/2016 15:18
Disco Xepa pretende sensibilizar as pessoas sobre o desperdício de alimentos  (Divulgação)
Disco Xepa pretende sensibilizar as pessoas sobre o desperdício de alimentos
No próximo sábado, 4 de junho, das 7h às 12h, a Ceasa-DF será o palco de mais uma edição do Disco Xepa. O evento, promovido pelos membros do Slow Food do Cerrado, acontece em Brasília pela terceira vez. Mas essa será especial. Além da capital federal, o evento ocorrerá em outras 13 localidades Brasil afora como parte do Disco Xepa Day (confira todas os eventos no mapa. A data, criada pela Rede Jovem do Slow Food Brasil, foi escolhida por encerrar a semana nacional do Meio Ambiente.

Se à primeira vista parece apenas uma grande festa, a Disco Xepa é bem mais do que isso. O evento tem o propósito de sensibiliza as pessoas a se conscientizarem de que há formas criativas de se combater o desperdício de alimentos. Para isso, chefs de cozinha da cidade e voluntários reúnem a xepa, os alimentos que sobraram da feira e iriam para o lixo, e fazem saborosas sopas, sucos, saladas que são distribuídos para os produtores e frequentadores da feira.
A Disco Xepa ainda promove oficinas gratuitas, como a de papel reciclado e serigrafia, com a produtora Ana Maria Romeiro. Além disso, enquanto põe a mão na massa ou assiste ao preparo a comida na companhia de cozinheiros da cidade, como Tonico Lichtsztejn, Rodrigo Almeida, Priscila Ávila e Ville Della Penna, o público poderá aproveitar o set musical de brasilidades do DJ Manolo e a arte urbana desenvolvida pelo artista plástico Rafael Hiran.
 
O evento terá oficinas gratuitas, como a de papel reciclado e serigrafia, (Divulgação)
O evento terá oficinas gratuitas, como a de papel reciclado e serigrafia,
 
 
Sobre o evento

A primeira edição foi realizada em janeiro de 2012 por membros da Rede Jovem do Slow Food Alemanha na capital Berlim. Centenas de pessoas, munidas com descascadores de legumes, facas e tábuas de corte, se reuniram no interior de um dos maiores mercados da cidade ao som de DJs. Elas higienizaram, cortaram e prepararam toneladas de vegetais frescos e saudáveis que iriam para o lixo por não se encaixarem nos padrões de venda. Os alimentos viraram gigantes panelas de sopa que foram servidos gratuitamente ao público no dia seguinte, em uma praça da cidade.

O evento foi um sucesso e acabou se repetido várias vezes pelo mundo. Em janeiro de 2013, a iniciativa chegou ao Brasil e atualmente serve de base e ferramenta para educação, informação e conscientização.

“As perdas e desperdícios de alimentos impactam a sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzem a disponibilidade local e mundial de comida, geram perdas de renda para os produtores, aumentam os preços para os consumidores e impactam de maneira negativa em sua nutrição e saúde, e afetam o meio-ambiente devido à utilização não sustentável dos recursos naturais”, explica o relatório de 2014 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

De acordo com documento, os alimentos desperdiçados só na venda a varejo na América Latina e Caribe poderiam alimentar mais de 30 milhões de pessoas. No Brasil a situação é ainda mais impressionante: desperdiçam-se mais alimentos nas vendas a varejo do que seria necessário para alimentar toda a população que passa fome no país.

Para tentar reverter essa realidade que os organizadores trouxeram a Disco Xepa Brasília. O evento conta com o apoio institucional da Ceasa, Emater-DF e Comércio Verde. Quem quiser participar pode se voluntariar para cozinhar, preparar e distribuir os alimentos através do e-mail cerrado@slowfoodbrasil.com, da página do evento no Facebook ou do whatsapp (61) 99617-9814.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.