..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

O Novo espetáculo (Tudo está à venda)

Evento mistura mistura teatro, brincadeira, festa, manifestação e leilões de arte

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:19/07/2016 15:58
Ao navegar entre o real, o efeito de real e a ficção, a peça cria momentos diferentes a cada encenação (Nathalia Azoubel/Divulgação)
Ao navegar entre o real, o efeito de real e a ficção, a peça cria momentos diferentes a cada encenação
Segundo trabalho de criação do Grupo Tripé, “O NOVO ESPETÁCULO (Tudo Está à Venda)” volta ao USINA Centro de Arte e Entretenimento para nove apresentações durante todo o semestre, entre julho e dezembro de 2016, começando no próximo dia 20 de julho. O evento tem direção de Similião Aurélio e dramaturgia e encenação criadas coletivamente calcadas nos motes da criança, do espírito do jogo e da veracidade e intensidade do universo infantil. A chamada “quarta parede” foi abaixo, em um espetáculo único e não dividido. Ou seja, não há diferenciação entre atores e público, o que dá ao espectador a possibilidade ativa de decidir sobre tudo, desde o ângulo em que assistirá a cena, até se quer “matar” um personagem, passando por pular corda ou não com os atores e jogar balões d’água na cena.

A trama de “O NOVO ESPETÁCULO (Tudo Está à Venda)” se passa em 2103, em um Planeta Terra pós 3ª Guerra Mundial, vencida por um monarca absolutista e temeroso. A frente de um governo planetário e totalitário, o novo comandante proíbe a liberdade de expressão, controla as liberdades individuais e, sobretudo, persegue quem ousa não seguir as novas regras. Lei do silêncio, chacinas, escravidão, burguesia cegada pela mídia de um canal único e global. Ou seja, um caos generalizado até que um jovem, depois de presenciar o assassinato de toda sua família, foge com a promessa de restaurar a paz.

De pular corda a jogar balões d%u2019água na cena: o evento é uma mistura de várias modalidades (Nathalia Azoubel/Divulgação)
De pular corda a jogar balões d%u2019água na cena: o evento é uma mistura de várias modalidades
Jogo

Entre os capítulos dessa história, o espectador é levado a um estado de jogo, no qual a principal regra é brincar. Sempre com total liberdade de escolha, ele é convidado a participar de jogos, brincadeiras, desafios, danças e interações. A intenção do diretor Similião Aurélio e dos atores-criadores Ana Quintas, Davi Maia, Gustavo Haeser e Miguel Peixoto é que o espectador entenda, desde o início, que pode fazer parte desse universo, e, a partir disso, ter uma nova e diferenciada experiência teatral.

Ao navegar entre o real, o efeito de real e a ficção, “O NOVO ESPETÁCULO (Tudo está à venda)” cria momentos diferentes a cada encenação. Por exemplo, é possível que uma pessoa da plateia faça uma cena um dia. Ou ainda, que uma outra cena seja leiloada para que uma única pessoa veja, fazendo assim com que o público tenha diferentes olhares e sensações a cada apresentação.

Música e dança

Com participação especial do DJ Kurup, o espetáculo tem trilha-sonora envolvente se transformando às vezes em pista de dança. A Lei do Silêncio imposta pelo governo do Ditador Haeser gera revolta entre os rebeldes, que realizam raves, bailes funks, baladinhas e luais como rituais de resistência por um mundo mais libertário e democrático.

Texto e Dramaturgia de Similião Aurélio e Grupo Tripé (Nathalia Azoubel/Divulgação)
Texto e Dramaturgia de Similião Aurélio e Grupo Tripé
Grupo Tripé

Fundado em 2012, o Grupo Tripé iniciou sua trajetória na Universidade de Brasília, nascido da união de jovens-artistas-jovens. O grupo se estabeleceu para criação de um espaço livre de experimentação, criação, estudo e pesquisa. Ana Quintas, Davi Maia, Gustavo Haeser e Miguel Peixoto. Três homens e uma mulher. Uma iluminadora, um palhaço, um produtor e um músico. Quatro atores. Seres em eterna reinvenção.

O Grupo também está em fase de pré-produção do musical infantil “A Menina Valente”, com trilha sonora de Rênio Quintas e direção de Kael Studart, e, “O Menino”, monólogo de Gustavo Haeser, com direção de Leonardo Shamah.


“O NOVO ESPETÁCULO (Tudo Está à Venda)”


Data: de julho a dezembro de 2016 (20/07; 17 e 18/08; 28 e 29/09; 19 e 20/10; 10/11; 1º/12)
Local: USINA Centro de Arte e Entretenimento (SOFN Quadra 01 Conjunto B Lote 12)
Horário: sempre às 20h
Ingresso: contribuições espontâneas a partir de R$20, a inteira; e R$10, a meia.  Ingresso gratuito para estudantes de graduação em Artes e alunos de escolas públicas do DF
Informações: (61) 9 8425-6885 / www.grupotripe.com
 
 
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.