..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

17ª Cena Contemporânea chega ao Distrito Federal

Edição começa no dia 23 de agosto em diversos espaços da capital e regiões administrativas

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:15/08/2016 11:57Atualização:15/08/2016 12:15

A capital federal recebe, de 23 de agosto a 04 de setembro, a 17ª edição do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília. O evento chega com o objetivo de ocupar espaços e alterar geografias, mudar rotas, gerar fluxos e criar paisagens. Além das tradicionais casas de espetáculo, o evento invade palcos inusitados, como galpões, museus, casas, galerias, boates e barco.
'Hysterica Passio',  do Teatro Kaus Cia Experimental (SP), assume diversas figuras alegóricas em cena (Sandro Silveira/Divulgação)
'Hysterica Passio', do Teatro Kaus Cia Experimental (SP), assume diversas figuras alegóricas em cena

Com destaques internacionais vindos da Argentina, do Chile, da Espanha, da França, da Polônia, de Portugal e do Uruguai, alguns espetáculos são assinados pelos mais inventivos encenadores da Ibero-América, como o uruguaio Gabriel Calderón e o chileno Jaime Lorca. Com montagens nacionais - da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo, sendo oito do próprio Distrito Federal - as criações exploram conflitos familiares, definições de gênero, formas e formatos do amor. Neste cenário, trazem o diálogo da tecnologia com as diferentes linguagens artísticas em temas contemporâneos como incomunicabilidade, solidão e afirmação de identidades.

O espetáculo 'O Filho', do Teatro da Vertigem (SP), um dos mais célebres grupos teatrais do Brasil, é uma das grandes atrações nacionais. A peça, apresentada em um galpão de Taguatinga, gira em torno de uma pesquisa realizada sobre a obra de Kafka. O grupo que a encena também desenvolverá um trabalho com os artistas e o público local por meio de oficinas e do acompanhamento presencial da montagem do espetáculo. E ainda oferecerá a possibilidade de cinco participantes integrarem o elenco de "O Filho" durante sua temporada no Cena Contemporânea.  Outra grande atração é o premiado "Caranguejo Overdrive" - que recebeu três prêmios Shell 2016 e APTR (Associação de Produtores de teatro do Rio de Janeiro), de Aquela Companhia de Teatro (RJ), que também apresenta o novo trabalho 'Laio e Crísipo'.
O espetáculo 'Filho', do Teatro da Vertigem (SP), é inspirado em 'Carta ao Pai', escrita por Franz Kafka (1883-1924) em 1919, endereçada a seu pai e nunca enviada. Um documento vivo da relação conflituosa entre os dois (Ligia Jardim/Divulgação)
O espetáculo 'Filho', do Teatro da Vertigem (SP), é inspirado em "Carta ao Pai", escrita por Franz Kafka (1883-1924) em 1919, endereçada a seu pai e nunca enviada. Um documento vivo da relação conflituosa entre os dois

Programa Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultural contempla a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, incluindo a criação, a produção e difusão. Realizado por meio de seleção pública, democratiza o acesso ao patrocínio e contribui para a formação de novas plateias. O Programa tem âmbito nacional e inclui projetos das diferentes regiões do país, considerando a diversidade geográfica e étnica da produção cultural brasileira.
O premiado espetáculo musical 'Caranguejo Overdrive', da Aquela Companhia de Teatro (RJ), narra a história da antiga região do mangue, no Centro do Rio de Janeiro, com sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat (João Júlio Melo/Divulgação)
O premiado espetáculo musical "Caranguejo Overdrive", da Aquela Companhia de Teatro (RJ), narra a história da antiga região do mangue, no Centro do Rio de Janeiro, com sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat

SERVIÇO
Cena Contemporânea 2016


Locais: Teatro Funarte Plínio Marcos, Caixa Cultural, Teatro Garagem do SESC, Galeria Athos Bucão, Museu Nacional (Auditórios e Mezanino) e espaços alternativos de Brasília, Taguatinga, Ceilândia. Samambaia, Estrutural e Varjão.
Data: 23 de agosto a 4 de setembro
Horários: 19h, 20h e 22h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) / Podem ser adquiridos pelo telefone  (61 4003 6860), pela internet (http://www.eventim.com.br) ou na central de ingressos (Brasília Shopping - SCN Quadra 5 Bloco A – Asa Norte).

Informações: www.cenacontemporanea.com.br.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.