..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Retratos marginais

Douglas Xamã retrata ícones da máfia

Isabelle Luz com Assessorias - Publicação:12/09/2016 14:20Atualização:14/09/2016 12:16
Al Capone, John Dillinger e Virgil Sollozzo no traço de Douglas Xamã (Reprodução/Douglas Xamã)
Al Capone, John Dillinger e Virgil Sollozzo no traço de Douglas Xamã
A cultura mafiosa permeia o imaginário popular até os dias de hoje. Diversas obras-primas, como “O Poderoso Chefão” e “Os Bons Companheiros”, por exemplo, trazem a história dos personagens comuns no crime organizado. Não seria exagero dizer que essas narrativas estão ligadas à própria história do século XX.

Neste contexto, Douglas Xamã abre exposição com suas obras, pinturas elaboradas com a técnica mista sobre papel, retratando os principais ícones dos crimes organizados de diversas nacionalidades, como Itália e Estados Unidos. Al Capone, Lucky Luciano, Virgil Solozzo são algumas das personalidades retratadas. O objetivo é revelar a relação do que se aprendia no asfalto com o comportamento fiel, o respeito velado e a ética própria, ainda que controversa, dos membros das organizações criminosas. Tais questões são muito próximas a realidade da infância do artista, que viveu sua infância nas ruas da Lapa em São Paulo. Juntamente às suas memórias, os valores ensinados pelo pai e as verdades e conduta do próprio Douglas auxiliaram na montagem da exposição “Santos da Rua”, que traz a premissa de mostrar que, mesmo considerados contraventores, esses mafiosos sustentavam valores nobres, como honra, disciplina, ética e o respeito à família.

Depois de passar pro Curitiba e São Paulo, a mostra chega a Brasília no dia 15 de setembro, na Galeria Ponto. A entrada é gratuita.

Exposição Santos da Rua

Data: 15 a 30 de setembro
Local: Galeria Ponto
Endereço: SCRN 710/711 Bloco D Loja 23 - Brasília DF
Informações: www.galeriaponto.com.br
Entrada franca
Visitação de segunda a sexta, das 09h às 19h e sábado das 14h às 18h.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.