..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Quixote entre nós

Ima Montoya traduz os personagens e as paisagens da célebre obra para o século XXI

Isabelle Luz com Assessorias - Publicação:20/09/2016 11:46Atualização:20/09/2016 11:51
Artista moderniza a imagem de Dom Quixote (Ima Montoya/Reprodução)
Artista moderniza a imagem de Dom Quixote
O ano de 2016 é marcado pela comemoração dos quatrocentos anos de morte do escritor Miguel de Cervantes, que deixou ao mundo uma gigantesca obra. Para celebrar, o Instituto Cervantes de Brasília vem promovendo diversas atividades que trazem em sua essência a obra do autor castelhano.

No dia 23 de setembro, a exposição “Quixote, a loucura de viver” chega ao espaço cultural, com releituras dos personagens por Ima Montoya. Em suas obras, a artista plástica aborda como seriam os personagens de Dom Quixote nos dias de hoje. Composta de 15 óleos sobre tela, a abordagem dos personagens é totalmente diferente das imagens pré-estabelecidas nesses mais de 1600 anos de existência. "Quero que tirem Quixote da estante de leitura e o vejam em um pub, ferido, com os olhos brilhantes e cheio de paixão", afirma Montoya.

As pinturas também trazem uma crítica ao mundo atual e ao comportamento humano.. Em algumas pinturas, gruas de construções são metáforas dos moinhos de vento- inimigos de Quixote. Para a pintora, as grandes construções industriais vêm gerando graves problemas em diversos países, principalmente quando deixa de gerar empregos “Lá está a figura do Quixote, de todos nós, representada por um homem que está acima dessas estruturas", explica a artista, “"Quixote não é uma pessoa de 1.600 anos. Quixote somos você e eu", conclui.

A visitação vai até o dia 31 de outubro e a entrada é franca.
 
'Pelea Nocturna' (Ima Montoya/Reprodução)
"Pelea Nocturna"
Exposição "Quixote, a loucura de viver"
Data: de 23 de setembro a 31 de outubro
Local: Instituto Cervantes Brasília - SEPS 707/907 Lote D Asa Sul
Visitação:
segundas a sextas-feiras de 09h às 20h / Sábados de 09h às 15h
Classificação indcativa Livre
Entrada Franca
Informações: 3242-0603
http://brasilia.cervantes.es
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.