..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ESPECIAL FIM DE ANO | Gastrô »

Sabores festivos à mesa

Muito além dos tradicionais peru e rabanada, bufês da cidade apresentam opções para inovar e celebrar o fim de ano à altura, com pitadas bem brasileiras

Jéssica Germano - Redação Publicação:15/12/2016 10:45
 (Vinicius Santa Rosa/Esp. Encontro/DA Press)
Tempo de agradecer pelo ano que passou e fazer votos para o que está nascendo, a época é também uma das melhores temporadas à mesa. Quem nunca esperou até dezembro para comer a receita que só aquela avó querida faz? E o pecado perdoado de extrapolar e não se preocupar com as calorias a mais? De olho na praticidade e na valorização cada vez maior de ingredientes locais, convidamos chefs e confeiteiros de alguns dos bufês da cidade para apresentar opções que vão bem tanto no Natal quanto no réveillon, aliando criatividade e sabor.

Uma das criações de Renata La Porta para o período não foge dos clássicos do período, mas recebe toque autoral. O lombo de bacalhau que faz foi aprendido durante férias em Portugal e, segundo a cozinheira, é um dos pratos mais adorados do bufê, indo bem com vários tipos de arroz, inclusive com amêndoas. Já pelas mãos de Cristina Roberto, a sugestão é surpreender. Servido também na sede do restaurante Bom Demais do Jardim Botânico, a tilápia recheada de castanha-do-pará com molho de seriguela promete substituir bem qualquer protagonista. “É uma opção econômica, fácil de fazer e que foge um pouco do leitão”, diz a chef.

No Evo Buffet, a estrela de inspiração inglesa vem somar na mesa brasileira. A versão do clássico filé mignon envolto em massa folhada, batizado de Wellington, foi criado pelos chefs Felipe Leão e Massimo Battaglini ainda em Minas Gerais, onde ambos comandavam bufês separados, antes de chegarem ao mercado brasiliense. “Além de ser um prato extremante saboroso, peças inteiras de filé são lindas e decorativas na mesa de uma ceia de fim de ano”, afirma Felipe.

E como grand finale as escolhas acolhem os diferentes paladares. Assinada pela Sweet Cake, a receita que combina bolo de chocolate úmido, quindim, ameixa e doce de leite é patrimônio da família Jabour desde a infância. “Nós esperávamos o ano inteiro para poder comê-lo”, conta a confeiteira Luiza, sobre a sobremesa feita pela avó materna.

Pelas mãos de Maria Amélia, a novidade para o último mês de 2016 tem referência onipresente da data. “Eu amo panetone e fiquei imaginando como seria uma torta à base dele”, conta. Com massa recheada de cereja fresca e chocolate, a criação é finalizada com farofa do ingrediente principal. Só mais um motivo para desejar boas festas!
 
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
 
 (Vinicius Santa Rosa/Esp. Encontro/DA Press)
 
 
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.