..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CULTURA | Exposição »

Museu Nacional recebe a exposição Pirajá

A mostra começa no dia 10 de março e vai até o dia 30 de abril. A entrada é gratuita

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:10/03/2017 14:44Atualização:10/03/2017 14:48
O Museu Nacional da República recebe a exposição inédita Pirajá, com as obras do artista mineiro Renato Marcatti, que estreia a sua primeira mostra individual. O evento acontece de 10 de março até o dia 30 de abril, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h30. Através de uma visão realista, como se as obras estivessem habitadas dentro de uma tempestade, o artista expõe uma série de esculturas em cerâmica realizadas em três técnicas distintas: a modelagem, a fundição e o entalhe, além de desenhos. A entrada é gratuita.
Cerâmicas da série Entre (Vicente de Mello/Divulgação)
Cerâmicas da série Entre
 
O módulo Nós faz simulações de molhos de chaves, unidas por anel de couro, suspensas em pregos cravados aleatoriamente na parede. Cada peça é única, chamada de NÓ;
 
No módulo Entre, um conjunto de pequenos totens “trancados” em gaiola de aço retangular faz uma analogia a questões sobre liberdade, opinião e posicionamento;
 
Já no módulo Segredos , os objetos cerâmicos são a representação da linha de encaixe dos segredos das chaves que fazem girar o tambor, que apresentadas em agrupamento, provoca uma observação não identificável de suas formas.

Para finalizar a mostra, o módulo Escala Madre trazuma série de desenhos,  que pela multiplicação de gestos gráficos, Renato determina a escala humana a partir da silhueta de seu corpo, sendo que ferramentas de agricultura que manipula a terra, são suas múltiplas cabeça, assim como no trabalho Escala 3x4.
Renato Morcatti (Arquivo Pessoal )
Renato Morcatti
 
SERVIÇO
Exposição PIRAJÁ - Renato Morcatti
Local: Museu Nacional da República - Setor Cultural Sul - Esplanada dos Ministérios - Brasília – DF
Informações: (61) 3325 5220
Visitação: 10 de março a 30 de abril. Terça a Domingo, das 9h às 18h30
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.