..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Shopping apresenta exposição com memórias de Brasília

Em parceria com o Sesc-DF, Pátio Brasil traz a mostra "Construtores de Brasília"

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:19/04/2017 12:56Atualização:19/04/2017 13:03

De 19 de abril a 9 de maio, doze vitrines da área externa do shopping Pátio Brasil estarão expondo painéis com fotos e informações de personagens da história da capital. A mostra "Construtores de Brasília", uma parceria com o Sesc, é dividida em três momentos: visionários, legisladores e edificadores. Ela remonta a história com uma riqueza de informações e imagens, sendo uma retrospectiva das pessoas que contribuíram para a interiorização da cidade. “Os responsáveis por tornar o sonho de Brasília realidade formam uma lista extensa. Para quem não conhece toda a trajetória de Brasília, será uma grande oportunidade de ver detalhes em um lugar tão estratégico, no centro de Brasília", conta o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana.

 (Fábio Mira/Divulgação)
 

Segundo o curador da exposição Casimiro Neto, todos os momentos foram encarados de uma maneira muito especial, tendo cada um o mesmo peso. Para Neto, o tema nunca foi tão explorado dentro da história do Distrito Federal. Com seis meses de pesquisa, a intenção da mostra é recuperar uma memória perdida, com fotografias inéditas do Arquivo Público do DF. “As pessoas que vem a Brasília pensam que tudo começou na década de 50, mas começou até antes de Marquês de Pombal. Além disso, procuramos fazer um resgate das mulheres que participaram do projeto”, comentou.

 

HISTÓRIA

Os responsáveis por idealizar a construção de Brasília vão além dos nomes mais conhecidos. A mostra remonta três períodos que fizeram com que a cidade fosse concebida. Foi no período colonial, nos anos 1700, que surgiram propostas de mudança da sede da administração para longe da costa marítima, para ampliar a segurança do país. Em 1890, outros personagens ajudaram a escrever a primeira constituição republicana do Brasil, na qual estabelecia a área em que deveria ser erguida a futura capital federal. Mas foi na metade do século 20, que muitos trabalharam para consolidar de fato a cidade.

 (Fábio Mira/Divulgação)
 

O curador conta que durante a inauguração da cidade muitos estrangeiros estiveram na nova capital para ver de perto o que muitos consideravam maluquice: construir uma cidade no meio do cerrado em tão pouco tempo. Ele destaca que essa será uma oportunidade única. “A ideia é que a exposição seja uma memória permanente e que possa contribuir para futuras pesquisas. É claro que ficou faltando gente, pois são mais de 60 mil pessoas que ajudaram a construir. Por isso, deixo ao final da exposição um espaço para que os visitantes opinem e nos ajudem com sugestões”, concluiu Casimiro Neto.

 

SERVIÇO

Exposição Construtores de Brasília

Dia: 19 de abril a 9 de maio de 2017

Horário: todos os dias, das 7h às 22h

Local: vitrines externas do Pátio Brasil Shopping (nova fachada)

Entrada: gratuita

Informações: (61) 2107-7400

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.