..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cine Brasília recebe Mostra de Animação Russa

Cinema exibe 37 desenhos animados, de 20 diretores, entre os dias 27 e 30 de julho

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:24/07/2017 15:15Atualização:24/07/2017 16:11

Entre os dias 27 e 30 de julho o Cine Brasília recebe a Mostra de Animação Russa, que exibirá 37 desenhos animados, realizados entre os anos de 1950 e 2014. Serão exibidos trabalhos de 20 diretores. Ainda como parte da programação, o evento recebe sessões comentadas pelos curadores da mostra e o lançamento do livro Tarakã (Baratão), do escritor russo Kornei Tchukóvski. O projeto conta ainda com uma mesa-redonda - com a participação da animadora russa Svetlana Filippova - sobre os aspectos da animação cinematográfica russa e soviética, seus significados e as suas perspectivas para a sociedade e para o cinema. A entrada custa R$ 6.

 

Na programação, filmes como O Velho e o Mar (1999) - vencedor do Oscar de melhor curta animado - e Meu Amor (2006), ambos do diretor Alexander Petrov. Outro destaque é O Conto dos Contos – considerado o melhor desenho animado de todas as épocas e povos, segundo a Academia Americana de Cinema -, Taraká, O Bigodudo, Mukha-Tsokotukha, O Crocodilo Guena, O Ursinho Taptizha, A Garça e a Cegonha, A Raposa e a Lebre, entre outros.

O Velho e o Mar/Starik i more (1999), de Alexander Petrov  (Divulgação)
O Velho e o Mar/Starik i more (1999), de Alexander Petrov
 

Com curadoria assinada por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, a mostra é composta, ainda, por outros importantes nomes do cinema de animação soviético e russo. Apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, as produções ainda não são muito conhecidas no Brasil. “80% dos filmes são da época da antiga União Soviética e o restante da produção de animação contemporânea. Queremos, portanto, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal”, afirma Maria Vragova.

O Ouriço no Nevoeiro/Ezhik v Tumane (1975), de Yuri Norstein (Divulgação )
O Ouriço no Nevoeiro/Ezhik v Tumane (1975), de Yuri Norstein
 

Para Luiz Gustavo Carvalho, a escola de animação russa é marcada pela exploração de temas mais profundos e poéticos, de grande importância para a sociedade contemporânea. “O cinema russo foi, sem dúvida, sempre um dos mais expressivos do mundo e este país contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento da sétima arte no século XX,” comenta.

 

Confira a programação completa na página do evento.

 

SERVIÇO

Mostra de Animação Russa

 

Data: de 27 a 30 de julho (quinta a domingo)

Horários: Consultar Programação

Ingresso: R$ 6

 

Local: Cine Brasília

Endereço: EQS 106-107 - Asa Sul Brasília – Brasília - DF

Telefone: (61) 3244-1660

 

Lotação: 600 lugares

Classificação Indicativa: livre

*Desenhos dublados ou legendados.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.