..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mostra "Som: A História que Não Vemos" chega nesta quinta-feira (2) ao CCBB

Com entrada gratuita, mostra acontece até o dia 19 de novembro e traz o som dos longas-metragens como o grande protagonista

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:31/10/2017 13:49

De 2 a 19 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a mostra “Som: A História que Não Vemos”, trazendo o som como o grande protagonista da programação. “O som sempre esteve presente em novas vidas. É o primeiro sentido que desenvolvemos, no quarto mês de gestação. É por meio do som que se dá o nosso primeiro contato com o mundo exterior. Com ele, nossa personalidade ganha seus contornos iniciais”, conta Bernardo Adeodato, curador da mostra.

'Cantando na chuva', de Gene Kelly e Stanley Donen (EUA, 1952), está na programação da mostra 'Som: A História que não vemos'
"Cantando na chuva", de Gene Kelly e Stanley Donen (EUA, 1952), está na programação da mostra "Som: A História que não vemos"
 

O curador selecionou longas-metragens que marcaram a história do som nas criações cinematográficas, desde o primeiro filme com áudio sincronizado à imagem - “O cantor de Jazz” (1927) - até produções recentes do cinema nacional, como “O Som ao Redor” (2012). “O som sempre acompanhou a história do cinema. Desde seu início, a sétima arte sempre quis ‘falar’. Mesmo quando eram mudos, os filmes se aproveitavam de músicas que intensificavam a experiência visual e ajudavam  a esconder o ruído dos projetores. Cineastas como D.W Griffith e Fritz Lang faziam partituras de músicas específicas para serem tocadas com o filme”, destaca Bernardo.

 

A programação conta com filmes de todos as épocas, gêneros e origens. Entre eles, “Cantando na Chuva, “2001: Uma Odisséia no Espaço”, M – O Vampiro de Düsseldorf”, “Era Uma Vez no Oeste” e “Apocalipse Now Redux”.

 

Veja a programação completa no site do CCBB-DF.  

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.