..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

EXPOSIÇÃO »

Teletransporte é tema de mostra de arte e tecnologia no Museu Nacional

Teleport City é um convite à fantasia e à reflexão. Com entrada gratuita, exposição acontece até o dia 05 de dezembro

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:13/11/2017 16:57Atualização:13/11/2017 18:11

 (Naiara Pontes/Divulgação)
 

Presente no imaginário humano há anos, o teletransporte é o tema da mostra de arte e tecnologia “Teleport City”. De autoria da artista e arquiteta brasiliense Gabriela Bilá, a mostra chega ao Museu Nacional da República nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 05 de dezembro. “O mundo criado em ‘Teleport City’ é um convite à fantasia e à reflexão sobre um futuro provável, ao qual somos conduzidos pelos caminhos venturosos da Arte e Tecnologia”, explica a artista. A entrada é franca. 

 (Naiara Pontes/Divulgação)

Fruto de uma pesquisa que surgiu a partir da hipótese da existência do teletransporte como um meio de massa, o projeto Teleporte City é composto por instalações, publicação impressa, intervenção urbana e trilha sonora, com obras que incluem recursos como o vídeo mapping e sistemas mecatrônicos.  As obras misturam linguagens híbridas da arte, tecnologia e arquitetura que se dividem em cinco instalações: Mundo Mosaico, Cidade Estante, Painel Teleport, Cartografia do Desejo e Telepod. “Se o teletransporte existisse e fosse possível, o que acontece a partir daí? Que novas síndromes as pessoas podem desenvolver a partir desta possibilidade de explorar o mundo instantaneamente para qualquer lugar? O que fazer com as ruas que não precisa mais para passar com o carro? Em algumas culturas estas ruas podem se tornar prédios, em outras pode encher com parques. Que novos produtos vão ter que existir para te ajudar? O que acontece com os ciclos a partir do momento em que você pode pular de fusos horários? Você pode, por exemplo, estender o dia para sempre”, provoca Gabriela Bilá.

 (Naiara Pontes/Divulgação)

A mostra conta com visitas guiadas e orientadas pelo Programa Educativo. Todos os mediadores são fluentes na linguagem de Libras.

 

SERVIÇO

Teleport City

 

Local: Galeria Térreo, Museu Nacional da República

Data: 15 de novembro a 05 de dezembro

Horário: terça a domingo, de 9h às 18h

Entrada: gratuita

Informações e agendamento do Programa Educativo: 61 99376-7404

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.