..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Palácio do Buriti recebe exposição sobre o Nobel de Literatura Ivo Andric

Mostra será aberta nesta quinta (22), às 19 horas, e poderá ser visitada até 16 de março

Agência Brasília - Redação Publicação:21/02/2018 11:00

Para comemorar os 80 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Sérvia e o Brasil, o Palácio do Buriti recebe, a partir desta quinta-feira (22), a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata.

 

Até 16 de março, 20 painéis dispostos no Salão Branco exibirão o trabalho criativo do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais.

 (Nilson Carvalho/Agência Brasília)
 

Falecido em 1975, Andric teve uma intensa carreira diplomática. Morou em várias cidades europeias como representante do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e posteriormente do Reino da Iugoslávia.

 

Seguindo a carreira diplomática do escritor, a mostra já passou por todos os países europeus onde ele viveu e trabalhou. Agora, será a primeira vez na América Latina.

 

Quem foi Ivo Andric

Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro. O pai, artesão, morreu quando Andric tinha 3 anos. Assim, ele foi criado pela mãe e pela tia.

 

Embora tivesse figurado em antologias, publicou o primeiro livro em 1918, uma coletânea de poemas em prosa com o título Ex Ponto.

 

A partir de 1920, foi membro do Corpo Diplomático da Iugoslávia. Cumpriu missões no Vaticano (Itália), em Genebra (Suíça), em Madri (Espanha), em Bucareste (Romênia), em Paris (França), em Bruxelas (Bélgica) e em Berlim (Alemanha), entre outras cidades. Nesse período, publicou algumas obras.

 

Preso na Segunda Guerra Mundial, só voltou a publicar após o fim do conflito armado. Em 1961, foi premiado com o Nobel de Literatura.

 

SERVIÇO

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata

Data: 22 de fevereiro, às 19h, até 16 de março

Horário: 8 às 18 horas, de segunda a sexta

Local: Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.