..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CCBB promove evento em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programação traz debate, exposição de quadrinhos, livros, trabalhos de autistas, apresentação da Banda Time Out e sessão de cinema

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:29/03/2018 14:53

Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para comemorar a data, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove, no sábado (31) e domingo (1), um evento para dar visibilidade ao tema. A programação traz um debate, a partir das 10h – no primeiro dia -, além de exposição de quadrinhos, livros, trabalhos de autistas e apresentação da Banda Time Out, composta por pessoas no espectro. O segundo dia será dedicado ao cinema, com a Sessão BB Azul, que exibe o filme "Moana: um mar de aventuras", às 15h e 17h30. A entrada é gratuita.

 

O encontro “Práticas e Reflexões – Autista Artista” traz à tona o debate sobre a acessibilidade e aceitabilidade da produção artística e da cultura autista. O evento tem como intuito a troca de experiências entre pessoas com autismo e o ambiente de arte-educação, a fim de construir uma parceria que possa potencializar as práticas de acessibilidade e inclusão.

Banda Time Out é formada por pessoas autistas  (Divulgação)
Banda Time Out é formada por pessoas autistas
 

Amanda Paschoal, educadora autista e parte da equipe do Programa Educativo do CCBB, será a mediadora dessa discussão, na qual os demais representantes autistas com produção artística poderão tomar seu lugar de fala e discorrer sobre o tema. "Vou apresentar alguns dados sobre acessibilidade cultural no Distrito Federal e fazer diversas perguntas. Como estamos em um centro cultural, somos artistas e lidamos com cultura, creio que está em nosso lugar discutir questões de cultura e arte. Além do mais, percebo que esse é um assunto muito pouco discutido dentro das questões do autismo", explica.

 

Para fomentar o debate foram convidados representantes do espectro, pessoas que falarão sobre suas produções artísticas e acessibilidade no meio cultural. Entre elas estão Rita Louzeiro, pedagoga e militante no Autismo - Rita tem um irmão autista adulto que não fala -, o quadrinista autista, Bernardo Martinez, e a Banda Time Out, formada por integrantes no espectro e que faz parte do projeto homônimo do Instituto Ninar para inclusão de jovens com neurodiversidades por meio da arte. Quase não se vê produção cultural dessas pessoas, isso é algo que precisamos fomentar. Além do mais, a cultura é uma parte essencial da vivência de qualquer ser humano, a arte é uma forma de expressão e de conhecimento", completa Amanda.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sábado - 31 de março

10h - Roda de conversa Práticas e Reflexões - Produção, Aceitabilidade e Acessibilidade Autista no meio Cultural e Artístico

De 11h até 15h - Exposições de trabalhos, quadrinhos, livros, trabalhos de autistas e de pessoas que compõe a comunidade e o food truck Kombinha Azul - um truck só de pessoas autistas.

13h - Apresentação da Banda Time Out - banda composta por pessoas autistas

 

Domingo - 1º de abril

Sessão BB Azul de Cinema, com o filme "Moana: um mar de aventuras" - 15h e 17h30

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.