..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

17ª Mostra do Cinema Livre acontece até o dia 20 de maio no CCBB

Serão exibidos mais de 200 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, oriundos de todas as regiões do Brasil. A entrada é gratuita

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:24/04/2018 15:26Atualização:24/04/2018 15:58

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe, a partir desta terça-feira (24), a 17ª Mostra do Cinema Livre (MFL). Serão exibidos mais de 200 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, oriundos de todas as regiões do Brasil. A mostra acontece até o dia 20 de maio e tem entrada gratuita.

A Moça do Calendário (2017), com direção de Helena Ignez (Divulgação)
A Moça do Calendário (2017), com direção de Helena Ignez
 

Conhecida por evidenciar a produção independente, com exibição de filmes feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés mais autoral, é também pioneira na exibição de filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Nos últimos anos a MFL tem sido uma grande vitrine do cinema brasileiro. “Que bom que o foco desta mostra seja os filmes independentes, não comerciais, deixando evidente a potência de nosso cinema livre, autoral, possível de ser feito sem o uso de verbas públicas”, comenta o criador e organizador da mostra, Guilherme Whitaker, o Guiwhi. Para ele, muitos dos filmes exibidos são urgentes, tanto no seu fazer quanto no seu mostrar. “Para estes filmes é que nascemos e seguimos na luta por mais espaço, para que eles sejam vistos por um número cada vez maior de pessoas”, completa.

 

As produções foram selecionadas pela curadoria formada por Gabriel Sanna, Diego Franco, Scheilla Franca e por Whitaker. Este ano, foram 1.140 filmes inscritos, sendo que apenas 186 (16%) tiveram apoio de editais e/ou leis de incentivo. No total, foram selecionados 160 filmes e outros 70 foram convidados. Confira a programação no site (clique aqui).

Farnese (1970), de Olívio Tavares de Araújo  (Divulgação)
Farnese (1970), de Olívio Tavares de Araújo
 

Para além das sessões de filmes, a mostra inclui diversas atividades paralelas, entre debates, atividades formativas e cabines livres. Em uma sessão especial no dia 28/4, a MFL presta homenagem ao crítico e cineasta paulistano Olívio Tavares de Araújo com a exibição de quatro de seus filmes, seguida de debate com a presença do realizador. Olívio realizou mais de cinquenta curtas-metragens, boa parte sobre o processo criativo de artistas plásticos brasileiros. Além de sua intensa atividade como crítico e ensaísta convidado de vários jornais e revistas, no Brasil e no Exterior, tem atuado como curador de mostras de arte, entre elas duas sobre o pintor Alfredo Volpi.

 

Nesta edição, a mostra oferece, ainda, o curso Cinema e Memória com o conceituado pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ), de 25 a 28/4. A participação será gratuita e as inscrições serão realizadas pelo site da mostra. Heffner é pesquisador, graduado em Comunicação Social - Cinema pela UFF. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ, em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo, em 1999, o cargo de Conservador-Chefe do Arquivo de Filmes. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto - CineOP, de 2012 a 2016.

O Olhar Triste, de Olívio Tavares de Araújo  (Divulgação)
O Olhar Triste, de Olívio Tavares de Araújo
 

Protagonismo feminino

 

As mulheres ganham mais visibilidade nesta edição da MFL. Dos 230 filmes na programação, 85 são dirigidos ou co-dirigidos por mulheres. E para refletir sobre essa questão, será promovido no dia 6 de maio, às 19h, o debate Nossa Porção Mulher, com a participação de Janaína André, Nina Rodrigues e Yale Gontijo.

 

SERVIÇO

17ª Mostra do Cinema Livre

 

Data: de 24 de abril a 20 de maio

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-DF)

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF 

Tel: (61) 3108-7600

Funcionamento: Aberto de terça à domingo, das 9h às 21h

Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes na bilheteria

Classificação: consultar programação por sessão

 

Acesso para pessoas com deficiência

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.