..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Biblioteca Nacional recebe a exposição "Eu Leitor" até 23 de setembro

Com entrada gratuita, projeto é um convite a mergulhar no universo da literatura

Publicação:25/07/2018 17:47

A Biblioteca Nacional recebe, a partir de 26 de julho, a exposição Eu Leitor. O projeto é um convite a mergulhar no universo da literatura, sintetizando a experiência humana através da leitura e por meio da imersão silenciosa aos jogos lúdicos, com atividades interativas, apresentações artísticas e muito mais. A mostra fica aberta até o dia 23 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

 

A exposição traz um percurso experiencial, interativo e tecnológico de aproximadamente 500 autores, que explora a essência e a diversidade da arte literária de forma transformadora. O projeto expositivo é assinado pelos premiados encenadores teatrais Adriano e Fernando Guimarães. Ao longo de 60 dias de duração, a estimativa é atingir um público de 200 mil pessoas. Paralelamente à mostra ocorrerão atividades complementares, como programa educativo, ciclo de conferências e performances artísticas com leituras dramáticas e outras intervenções.

Caetano Galindo é um dos convidados do projeto. Galindo participa no dia 09 de agosto (Divulgação)
Caetano Galindo é um dos convidados do projeto. Galindo participa no dia 09 de agosto
 

Durante o mês de agosto, as quintas e sábados contarão com convidados muito especiais, dentro do programa O Livro da Minha Vida. A ideia é promover o encontro do público com escritores, tradutores, críticos, cineastas, para que conversem sobre a obra que eles consideram ter sido essencial para sua formação. Pelo projeto irão passar os escritores Ana Miranda, Cristovão Tezza, Rodrigo Lacerda, Karleno Bocarro, Martim Vasques da Cunha, Lucília Garcez, Luiz Carreira, o tradutor Caetano Galindo e o cineasta Vladimir Carvalho.

 

Os encontros do programa O Livro da Minha Vida vão lançar luz sobre algumas das grandes obras literárias de todos os tempos. O premiado autor Cristovão Tezza, por exemplo, vai discorrer sobre um clássico assinado por Joseph Conrad, “Lord Jim”, uma narrativa recheada de aventuras, além de destacar a importância de três autores para sua formação de leitor na infância: Monteiro Lobato, Júlio Verne e Arthur Conan Doyle. O doutor em Linguística e tradutor Caetano Galindo refletirá sobre Ulysses, a obra-prima de James Joyce, por cuja tradução ele recebeu prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). O premiado escritor Karleno Bocarro vai comentar o livro que é considerado o mais lido do mundo, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A escritora Lucília Garcez falará sobre a obra-prima Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e assim por diante.

Lucília Garcez  participa, no dia 23 de agosto, ao lado de Vladimir Carvalho (Marcelo Dischinger/Divulgação)
Lucília Garcez participa, no dia 23 de agosto, ao lado de Vladimir Carvalho
 

Programação (Tema: O Livro da Minha Vida)

 

02 de agosto (quinta-feira), às 19h; Convidada: Ana Miranda; Livro: “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll

 

04 de agosto (sábado), às 17h; Convidado: Cristovão Tezza; Livro: “Lord Jim“, de Joseph Conrad

 

09 de agosto (quinta-feira), às 19h; Convidado: Caetano Galindo; Livro: “Ulysses“, de James Joyce

 

11 de agosto (sábado), às 17h; Convidado: Luiz Carreira; Livro: “Ficções”, de Jorge Luis Borges

 

16 de agosto (quinta-feira), às 19h; Convidado: Martim Vasques da Cunha; Livro: “O Paraíso Perdido” e “Paraíso Recuperado”, de John Milton

 

18 de agosto (sábado), às 17h; Convidado: Karleno Márcio Bocarro; Livro: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes

 

23 de agosto (quinta-feira), às 19h; Convidados: Lucília Garcez e Vladimir Carvalho; Livros: “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, e “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida

 

25 de agosto (sábado), às 17h; Convidado: Rodrigo Lacerda; Livro: “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro

 

Eu Leitor tem curadoria do professor Luiz Carreira, Doutor em Teoria da Literatura e Mestre em Teoria da Literatura pela UnB.

Cristovão Tezza (Divulgação)
Cristovão Tezza
 

SERVIÇO

Eu Leitor

 

Data: 26 de julho (vernissage) a 23 de setembro

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 19h 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.