..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

19ª edição do Cena Contemporânea acontece até o dia 2 de setembro

Festival Internacional de Teatro de Brasília convoca o público a debater e resgatar a pertinência de se pensar nos direitos das minorias

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:21/08/2018 17:41Atualização:21/08/2018 17:59

Começa nesta terça (21) a 19ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília. Neste ano, o evento recebe sete espetáculos internacionais (vários inéditos no Brasil), 14 nacionais e mais nove montagens do Distrito Federal. A programação traz também um encontro com curadores de vários países para discutir a distribuição de espetáculos brasileiros no exterior e o intercâmbio teatral, além de atividades formativas e oficinas. O Cena Contemporânea acontece até o dia 2 de setembro. Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) - para os espetáculos apresentados no Plano Piloto - e entrada franca nas peças encenadas nas Regiões Administrativas. 

Tijuana (México) (Festival Escenas do Cambio/Divulgação)
Tijuana (México)
 

O festival convoca o público para debater e resgatar a pertinência de se pensar nos direitos das minorias. Por meio de um olhar atento às produções latino-americanas, no objetivo de trazer ao debate as questões políticas mais pungentes nos dias de hoje, tratando de regimes ditatoriais, fronteiras e migrações, temas com foco na violência, preconceito, desigualdade e fanatismo religioso, terão destaque na programação e serão tratados de forma inventiva e brilhante.

 

As atividades formativas promovem encontros e intercâmbio entre artistas locais, nacionais e internacionais para a troca de experiência sob diversas abordagens criativas e metodológicas dos grupos que compõem a programação do festival. O Cena oferece ainda duas oficinas destinadas à produção cultural: Internacionalização das Artes Cênicas, ministrada por Iva Horvat (Croácia); e Empreendedorismo Cultural de Impacto Territorial, de Max Maciel (DF).

Instabilidade Perpétua (RJ) (Rafael Aguiar/Divulgação )
Instabilidade Perpétua (RJ)
 

è Acessibilidade

 

O festival também vai promover 31 sessões fora do Plano Piloto. Por meio de parceria com o SESC, as Regiões Administrativas do Gama, Ceilândia e Taguatinga estão mais uma vez contempladas na programação do Cena. Os asilos Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e Lar dos Velhinhos Maria Madalena também receberão sessões especiais, proporcionando cultura para os idosos das duas casas. Além disso, o Restaurante Comunitário do Itapoã, o Céu das Artes do Recanto das Emas e a Feira Permanente de São Sebastião recebem alguns dos espetáculos. 



Entre algumas das atividades propostas para a acessilidade, estão a tradução simultânea de duas sessões do espetáculo “Ícaro”, de Luciano Mallmann (RS), para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para deficientes auditivos; e a apresentação de duas sessões com audiodescrição da peça “Buda”, da Banda Mirim (SP), para deficientes visuais. Veja a programação completa e os endereços das apresentações no site do Cena Contemporânea

Inka Clown (DF) (Thiago Santos/Divulgação)
Inka Clown (DF)
 

SERVIÇO

19ª Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília

Data: 21 de agosto a 2 de setembro

Mais informações: http://cenacontemporanea.com.br/2018/

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.