..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Festival DoSol promove aquecimento no shopping Pier 21

Cantor Rodrigo Alarcon, atração musical de sábado, conversou com Encontro Brasília sobre carreira solo

Julyerme Darverson - Publicação:29/08/2018 18:06Atualização:29/08/2018 18:31

Nesta sexta (31) e sábado (1) o shopping Pier 21 recebe uma das etapas de Aquecimento do Festival DoSol. A etapa de Brasília vai receber os workshops Gestão de Carreiras Artísticas e Produção Cultural e Seus Desafios, ministrados por Anderson Foca e Ana Morena, respectivamente. Além disso, atrações musicais completam a programação.  O evento recebe os shows de O Tarot (DF), Ops (DF), Saci Were (DF), Augusta (DF) e Rodrigo Alarcon (SP).

Ops se apresenta, às 19h30, no primeiro dia da etapa Brasília do Aquecimento Festival DoSol (Diego Bresani/Divulgação)
Ops se apresenta, às 19h30, no primeiro dia da etapa Brasília do Aquecimento Festival DoSol
 

Segundo a gerente de marketing do shopping, Mariana Frota, receber essa etapa é muito mais do que apoiar e incentivar a cultura de Brasília. “O evento possibilita um intercâmbio dos artistas da cidade em uma amplitude nacional, dentro de um festival que trará conteúdo de ponta, shows e oportunidades ao cenário brasiliense”, comenta.

 

O festival, que acontecerá na praia de Ponta Negra, em Natal (RN), nos dias 24 e 25 de novembro, está passeando por outras capitais brasileiras com ações de divulgação e promoção do evento. “Essa não é a primeira vez que exportamos as ações do Festival Dosol. É sempre muito bom ser recebido nas cidades com parte da nossa programação e mostrar um pouco da força e relevância do festival fora de casa”, diz Ana Morena, organizadora do festival. O evento reúne mais de 100 artistas de todas as regiões do Brasil nos dois dias de música.

A banda brasiliense O Tarot é a atração de sábado, às 20h, do Aquecimento Festival DoSol, no Pier 21 (Yvã Santos/Divulgação)
A banda brasiliense O Tarot é a atração de sábado, às 20h, do Aquecimento Festival DoSol, no Pier 21
  

Atração de sábado (1), o cantor paulista Rodrigo Alarcon apresenta um show mais intimista, com canções que o projetaram como um dos novos nomes da música brasileira. Em carreira solo desde 2015, o artista destacou-se com vídeos na internet, com covers de Martinho da Vila e pela canção autoral O Lado Vazio do Sofá, que já foi vista por mais de 2,3 milhões de pessoas até a data desta publicação. “O público pode esperar por uma troca intensa. Por meu show ser bem intimista, eu gosto muito de interagir com o público”, conta.

 

Rodrigo se prepara para lançar o EP Parte em breve. Em janeiro deste ano, Alarcon lançou o single Amor Acidente, que conta com participação especial de outro atual fenômeno da música brasileira, a cantora Liniker. “Pra mim, é uma honra e um privilégio ter uma das vozes mais importantes da atual música brasileira em uma obra minha”, destaca o cantor.

Após projeção na internet, Rodrigo Alarcon lançará EP com canções autorais em breve. Cantor fecha o segundo dia do Aquecimento Festival DoSol, em Brasília (Lucas Silvestre/Divulgação )
Após projeção na internet, Rodrigo Alarcon lançará EP com canções autorais em breve. Cantor fecha o segundo dia do Aquecimento Festival DoSol, em Brasília
 

Confira abaixo a entrevista que Rodrigo Alarcon concedeu para Encontro Brasília:

 

1| ENCONTRO BRASÍLIA - Quando foi que você percebeu que tinha talento para a música? Como foram esses primeiros momentos?

 

RODRIGO ALARCON - Não acho que posso dizer que percebi que tinha talento. Desde os 15 anos eu toco porque gosto. No início era mais brincadeira de adolescente na escola, mas ao longo da vida fui percebendo que era isso que eu queria pra viver.

 

2 | Quais são/foram as suas referências musicais e quais as que mais contribuíram para o seu amadurecimento profissional?

 

Gonzaguinha, Caetano Veloso e Bethânia são artistas brasileiros que marcaram momentos importantes da minha vida como artista. Mas, ao longo da vida, cresci ouvindo Queen, por influência do meu pai.

 

3| Você vem de uma trajetória em uma banda de metal, a Budapeste. Como foi essa “migração” para esses outros estilos, entre eles a MPB, Samba e Bossa Nova?

 

Gosto de música, e música boa independente de estilo. A Budapeste era um projeto que eu tinha com amigos, onde explorávamos sons mais pesados com temáticas mais politizadas. Essa “migração” veio tão natural quanto as musicas do projeto solo na minha vida. São canções onde eu exploro outros lugares de mim.

 

4| E por que iniciar um projeto totalmente diferente do que você vinha fazendo na banda Budapeste?

 

A Budapeste era uma banda formada por cinco integrantes, com diferentes influências e com uma proposta bem definida. O projeto solo começou num susto, se assim posso dizer. É bem mais intimista por se tratar grande parte de sentimentos e experiências individuais.

 

5| Em breve você lança o EP Parte, que faz parte do projeto que você iniciou em 2015. Como foi o processo de criação e escolha das músicas?

 

A criação e composição se deu durante esses 3 anos de amadurecimento do projeto e entendimento de mim como artista solo. Procurei escolher as 7 faixas que fizessem sentido, não só pra obra mas também pra mim. Escolhe-las não foi tarefa fácil, mas estou bem satisfeito.

 

6| O que esse trabalho representa para você?

 

Representa um momento único na minha vida como artista, onde me sinto cada dia mais maduro e livre pra experimentar novas propostas e versões de mim mesmo.

 

7| O que o público pode esperar desse trabalho?

 

Um Rodrigo além dos vídeos acústicos que me deram visibilidade no YouTube.

 

8| A música Amor Acidente, lançada em janeiro, tem participação da cantora Liniker. A ideia de cantar com a Liniker surgiu como? E como foi esse momento e a sensação de gravar com um dos novos nomes da música brasileira?

 

Fizemos um show juntos em 2016, se não me engano. Descobrimos que éramos vizinhos de bairro na época, então passei a frequentar sua casa. O convite para participar surgiu naturalmente, após uma noite de violão e vinho. Pra mim, é uma honra e um privilégio ter uma das vozes mais importantes da atual música brasileira em uma obra minha.

 

 

9 | Terão outras participações no EP? Se sim, quais?

 

Sim, da minha querida amiga Renata Éssis, que divide os palcos com a Liniker, no projeto Liniker e os Caramellows.

 

10 | E quais artistas você tem interesse em gravar algum trabalho?

 

Há pouco tempo dividi o palco com os queridos amigos da banda Abacaxepa, lá de São Paulo, e fizemos uma versão de uma musica minha que ficou incrível. Tenho muita vontade de gravar com eles. Quem sabe a gente não grave?

 

11| Após o lançamento do Parte, você tem intenção de lançar algum trabalho novo, como um álbum completo, clipe ou DVD, por exemplo?

 

Tenho muitas vontades, mas ainda estou bem focado no momento no lançamento desse primeiro EP. Posso dizer que sigo compondo muito. Material para o futuro não faltará.

 

12| O que o público pode esperar desse show em Brasília?

 

Pode esperar uma troca intensa. Por meu show ser bem intimista, eu gosto muito de interagir com o público. Além de apresentar as músicas lançadas até hoje.

 

13| É a primeira vez em que se apresenta em Brasília?

 

Não, já tive a oportunidade de vir outras duas vezes. As duas foram acompanhadas da minha querida amiga Ana Muller.

 

14| O que mais gosta daqui e quais são as melhores lembranças da cidade?

 

O público de Brasília é muito bem receptivo. Tenho um carinho imenso pela cidade. Nesses dois shows anteriores, fiz amizades que carrego comigo desde então. Ainda não consegui conhecer muito bem a cidade, pois sempre tenho pouquíssimo tempo de estadia. Quero vir a passeio em breve.

 

15| Como que tá a expectativa para esse show?

 

As expectativas estão sempre altas, ainda mais porque da última vez, que estive na cidade, estava doente. Dessa vez estou 100% de saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

è31 de agosto (sexta)

15h às 19h – Masterclass sobre Gerenciamento de carreiras artísticas por Anderson Foca (RN)

19h30 – OPS (DF) 

21h – Saci Were (DF) 

 

è1 de setembro (sábado)

15h às 18h – Masterclass Produção Cultural e seus desafios por Ana Morena (RN)

19h – Augusta (DF) 20h – O Tarot (DF)

21h – Rodrigo Alarcon (SP)

 

 

SERVIÇO

Aquecimento Festival DoSol – Etapa Brasília

 

Data: 31 de agosto e 1 de setembro

Local: Shopping Pier 21, Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, Lote 32

Valor: entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.