..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CCBB recebe mostra de Spike Lee no Dia da Consciência Negra

Angélica Nunes - Publicação:22/10/2018 18:32

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inaugura a mostra "Acorde! O Cinema de Spike Lee", que fica em exibição até 9 de dezembro. A mostra aborda várias fases do cineasta que é ícone do cinema negro, exibindo obras recentes e pouco vistas no Brasil. Spike Lee sempre foi conhecido por incluir o olhar dos negros, latinos, imigrantes e marginalizados nas produções, estando entre os grandes nomes do cinema mundial.

[b]Spike Lee [/b]sempre foi conhecido por incluir o olhar dos negros, latinos, imigrantes e marginalizados nas produções, estando entre os grandes nomes do cinema mundial (Divulgação)
[b]Spike Lee [/b]sempre foi conhecido por incluir o olhar dos negros, latinos, imigrantes e marginalizados nas produções, estando entre os grandes nomes do cinema mundial
 

A programação traz 23 longas e 4 videoclipes, com uma sessão inclusiva para deficientes auditivos e visuais e um debate com tradução em Libras.

 

Segundo o curador Jaiê Saavedra, "Acorde!" é uma fala recorrente em quase todos os filmes de Spike Lee e representa um chamado para a ação e para a ruptura de um comportamento padronizado, e isso dá o tom da exibição que pretende reapresentar o artista ao público sob a ótica do século XXI. Jaiê explica que o cinema de Lee é urgente para os tempos atuais porque o cineasta tem um discurso inclusivo, além da visão particular de diversidade racial. “Spike Lee quer que seu cinema faça o público acordar para a realidade que o cerca”, destaca.

[b]Crooklyn [/b] - Uma família de pernas pro ar (1994/115 min/Digital) 
 (Divulgação)
[b]Crooklyn [/b] - Uma família de pernas pro ar (1994/115 min/Digital)
 

O cineasta tem entre os seus trabalhos os filmes “Mais e melhores blues”, “Malcolm X”, “Febre na selva” e “Verão de Sam”, consolidando-se como um dos grandes realizadores do século com “A Hora do Show” (2001), que critica a forma como Hollywood e os Estados Unidos tratavam os negros. Além disso, trabalhou no documentário do cantor Michael Jackson e está finalizando o "Go Brazil Go", que investiga as peculiaridades das relações sociais brasileiras a partir das transformações ocasionadas pela ascensão das classes menos privilegiadas. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Seu Jorge, Criolo, Tom Zé, Emicida e Rappin Hood são os entrevistados musicais do filme, que também entrevistará políticos brasileiros e ativistas sociais.

Garota 6 (1996/100 min/Digital)
 (Divulgação)
Garota 6 (1996/100 min/Digital)

SERVIÇO

Acorde! O Cinema de Spike Lee

 

Data: De 20 de novembro a 09 de dezembro de 2018

Local: Cinema do CCBB (SCES, Trecho 02, lote 22)

Ingressos: R$ 5(meia-entrada) e R$ 10 (inteira)

Algumas sessões são gratuitas (Ver programação)*

Informações: (61) 3108-7600

Funcionamento: De terça a domingo, das 09:00 às 21:00

Horários de exibição: bb.com.br/cultura

Classificações indicativas: 14 anos. 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.