..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Jornalista Isabella Andrade lança o livro "Pelos Olhos de Ver o Mar"

Lançamento acontece no sábado (23/02), das 15 às 20h, no Ernesto Cafés Especiais, na 115 Sul. Evento conta ainda com feira literária com escritoras de Brasília

Julyerme Darverson com Assessorias - Publicação:19/02/2019 15:48

A jornalista Isabella de Andrade lança no sábado (23), das 15h às 20h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul), o livro “Pelos Olhos de Ver o Mar”, pela Editora Patuá. Na ocasião, acontecerá também uma feira literária com escritoras de Brasília, duas rodas de conversa e um encontro em formato de clube literário. “Decidi fazer um evento de literatura para enriquecer o lançamento e transformar o sábado em um grande encontro literário. Além de comemorar a chegada do meu primeiro romance, terei a companhia de outras escritoras que admiro muito na cidade na feirinha literária de escritoras, nos bate-papos e no debate literário do Mulherio das Letras”, explica Isabella. Entre as expositoras, além da jornalista, estão: Coletivo Maria Cobogó, Patrícia Baikal, Maria Clara Arreguy Maia, Rosângela Vieira Rocha, Cristiane Sobral e Adriana Caitano. A entrada é gratuita.

Questionada sobre escrever pela primeira vez um romance, a autora Isabella Andrade dispara: 'Gosto de transitar por diferentes estilos, poesia, prosa, contos. Mas resolvi que era hora de experimentar algo maior' (Divulgação )
Questionada sobre escrever pela primeira vez um romance, a autora Isabella Andrade dispara: "Gosto de transitar por diferentes estilos, poesia, prosa, contos. Mas resolvi que era hora de experimentar algo maior"
 

O romance transita por três gerações de mulheres que se conectam entre a vida compartilhada na pequena cidade litorânea de Miraflores. O teatro da cidade é um personagem à parte e ganha destaque no desenrolar da trama, ganhando outro significado e indo além da função de cenário. Amores antigos, descobertas, vontade de mudança, liberdade e transformação. Temas presentes no cotidiano ganham ainda mais importância em um contexto de reconhecimento interno das personagens. A escritora afirma que gosta de transitar por diferentes estilos, poesia, prosa, contos, mas que sempre quis escrever romance e escolheu o momento para pode experimentar o gênero. “Tenho preferido escrever prosa e como criei uma relação gostosa com os personagens que criei, resolvi que era hora de experimentar algo maior. No fim do livro coloquei uma parte chamada "Cadernos de Maria", com poemas escritos pela personagem”, completa.

 

A obra, que conta com orelha escrita por Nicolas Behr, apresentação de Paulliny Gualberto Tort, posfácio de Cristiane Sobral e ilustrações de Cristiano Silva Gomes, cria relações com o primeiro livro da autora, “Veracidade”, lançado em 2015, também pela Editora Patuá. Isabella ressalta a relação dela com o poeta Nicolas Behr, um dos nomes emblemáticos da literatura na capital federal. “Eu acompanho o trabalho do Nicolas e adoro. Além disso, ele é um dos poetas ícones da nossa cidade e é muito bom que Brasília tenha nomes literários reconhecidos assim”, diz.

 

Na orelha do livro, o poeta dá o tom da narrativa e destaca: “Mar-palavra que transborda, por não caber em si, por não se contentar com o real. Mergulhe fundo neste livro, pois o mar da poeta é o seu e o nosso inconsciente, onde navegamos entre cadernos de memórias, personagens, lembranças e diários escritos numa linguagem que flui, como um rio subterrâneo dentro do próprio mar”. 

 

Segundo a autora, eles se conheceram em eventos literários da cidade, participando de feirinhas literárias, encontros e Jornada Literária. “No ano passado, Nicolas me mandou algumas mensagens dizendo que era hora de publicar um novo livro, que estava acompanhando minhas poesias e que gostava delas. Eu me senti super feliz com esse incentivo, um escritor já consagrado que acompanha o trabalho também dos que ainda estão nos primeiros passos. Quando o livro ficou pronto, fiz questão de convidá-lo para escrever a orelha”, enfatiza Isabella.

 

Em sua apresentação, a escritora Paulliny Gualberto Tor destaca: “Isabella de Andrade mergulha no lirismo que lhe é próprio e explora as possibilidades dos sentidos. Navegando entre a prosa e a poesia, inunda o texto com formas, cores e texturas. É possível sentir o cheiro das mangas e das goiabas na praça, o gosto do sal e a ternura da maresia, de modo que Miraflores também nos pertence – e nos aprisiona”.

O romance escrito por Isabella Andrade transita por três gerações de mulheres que se conectam entre a vida compartilhada na pequena cidade litorânea: temas presentes no cotidiano ganham ainda mais importância em um contexto de reconhecimento interno das personagens (Divulgação)
O romance escrito por Isabella Andrade transita por três gerações de mulheres que se conectam entre a vida compartilhada na pequena cidade litorânea: temas presentes no cotidiano ganham ainda mais importância em um contexto de reconhecimento interno das personagens
 

O romance foi lançado em São Paulo, no dia 16 de fevereiro, no bar e livraria Patuscada, palco da festa literária que comemora 8 anos de existência da premiada Patuá. Com casa cheia, o público estava interessado em conhecer novos autores. “Foi um incentivo para ver o quanto é legal participar de eventos em outros lugares, tentar circular com a produção em diferentes cidades. O editor da Patuá, Eduardo Lacerda, tem sido um super incentivador literário para escritores de diferentes regiões do país e faz um trabalho incrível, a editora é cheia de autores premiados”, conclui Isabella.

 

PROGRAMAÇÃO

15h às 20h - Lançamento do livro

15h às 20h - Feira literária com escritoras

16h - Bate-papo "Falar de amor em tempos de divisão”, com Adriana Caitano

17h - Clube do livro do Mulherio das Letras - DF (papo sobre o livro de Deborah Dornellas)

18h - Bate papo "Possibilidades do Mercado Editorial", com Maria Clara Arreguy Maia

 

SERVIÇO

Evento Feito por elas – Mulheres na Literatura

Local: Ernesto Cafés Especiais (SQS qd. 115 Bloco C 14 - Asa Sul)

Data: 23/02

Horário: a partir das 15h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais: www.ociclorama.com


Vendas:

Em mãos (com a autora), ou pelo site: http://editorapatua.com.br

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.