..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Casas de Brasília celebram o Dia do Cacau, comemorado nesta terça (26)

Nutricionista explica os benefícios do fruto

Publicação:26/03/2019 15:22Atualização:26/03/2019 15:37

Nesta terça-feira (26) é dia de celebrar um dos frutos fonte de maior prazer para o paladar do brasileiro: o cacau. Além da base para o nosso rico chocolate, o fruto também traz características benéficas para a saúde como a presença de vitaminas A e C, além de ação antioxidante. Então motivos não faltam para comemorar!

 

E para marcar a data da melhor maneira, o Mandaka, em Taguatinga, vai presentear os clientes que passarem pela casa, na noite desta terça, com o cacau em sua forma mais amada: o brigadeiro de colher. Quem pedir um prato, chapa ou petisco receberá o mimo como cortesia do restaurante automaticamente.

Brigadeiro de colher (Divulgação)
Brigadeiro de colher
 

O point cervejeiro Beer Club, na 403 Sul, engatou em um dos taps a famosa Cacau IPA da Bodebrown, uma cerveja com características bem americanas. "A cerveja American IPA é uma cerveja modernamente feita nos Estados Unidos, que possui como característica principal lúpulos mais cítricos. A Cacau IPA tem a característica do chocolate trazida pelos naipes de cacau, que são jogados na hora da fervura da cerveja, para dar mais sabor, e depois também na maturação. Isso causa um sabor bastante complexo", brinca o sommelier de cervejas, Eduardo Meira, um dos proprietários do Beer Club.

 

De acordo com o sommelier, a Cacau IPA é bastante amarga e relativamente alcoólica, com 6,1% de álcool. Por ter um aroma bastante cítrico e amargor médio, faz com que os sabores se resumam a uma explosão de chocolate com a citricidade dos lúpulos americanos. A breja já foi premiada duas vezes. Ganhou ouro no mundial do festival De La Bière, no Rio de Janeiro em 2018 e também conquistou ouro no Festival de Cerveja em Blumenau, em 2013. Essa iguaria toda é encontrada por R$ 9 a cada 100ml no Beer Club Brasília.

Cerveja Cacau IPA (Divulgação)
Cerveja Cacau IPA
 

As boas notícias são também para que curte bons drinks. O 'A Mano, restaurante com raízes italianas situado na 411 Sul, trouxe como sugestão aos clientes um drink exclusivo à base de licor de cacau. O coquetel possui em sua composição cachaça Nega Fulô, incrementada com licor de cacau e licor de chocolate. "Para ornamentar, polvilhamos cacau por cima da bebida e finalizamos com uma rodela de limão desidratada", diz Michael Santos, mixologista do 'A Mano. A bebida estará disponível por R$ 34 por tempo limitado, e de acordo com a resposta dos comensais, pode figurar a carta de drinks oficial do balcão.

Drink Fulô e Cacau do 'A Mano (Michael Santos/Divulgação)
Drink Fulô e Cacau do 'A Mano
 

Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica, explica que a fruta possui diversos benefícios para a nossa saúde. A especialista preparou ainda algumas receitinhas saudáveis com o cacau. Confira os motivos para incluir o ingrediente na dieta.

 

Conforme Michelle, a composição nutricional do cacau apresenta cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de ser uma importante fonte de compostos fenólicos, o que torna este alimento rico em antioxidantes. Segundo a especialista, o consumo do fruto ajuda a reduzir o excesso de radicais livres do organismo, aumenta a produção de endorfina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao humor e a sensação de bem-estar.

 

A nutricionista comenta que o cacau auxilia na saúde cardiovascular e reduz a pressão arterial. “Muitos estudos têm demonstrado que o consumo do cacau melhora a função plaquetária, o que diminui o risco de infarto e melhora a vasodilatação”, aponta. Essa vasodilatação, segundo a nutricionista, favorece a chegada de nutrientes aos músculos, onde os deixa mais visíveis e definidos, um efeito muito procurado pelos praticantes de atividade física. O cacau está associado também à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento dos níveis do bom colesterol, o HDL.

 

“Vale lembrar que todos esses benefícios que o cacau pode trazer a nossa saúde estão presente no cacau 100%, que podemos adicionar aos alimentos e preparações”, complementa. Já se a escolha for pelo chocolate tradicional, ele precisa ter pelo menos 60% de cacau, afirma Michelle. Ela complementa “hoje podemos encontrar opções adoçadas com stévia e até açúcar de coco. Já o chocolate ao leite e o chocolate branco contém pouca quantidade de cacau e geralmente muita gordura, não trazendo benefícios para a saúde”, destaca.

 

Confira algumas receitas fáceis para aliviar a vontade de comer doce de uma maneira mais saudável:

 

Banana assada com cacau e canela em pó

Ingredientes:

2 bananas

1 colher de chá de cacau em pó

Canela a gosto

 

Salpicar o cacau e a canela sobre a banana. Colocar as bananas para assar em forno elétrico.

 

Sorvete de banana com cacau

Ingredientes:

1 banana picada congelada

1 colher de sobremesa de cacau (pode ajustar de acordo com o gosto)

1 colher de sobremesa de leite de coco

1 colher de sobremesa de amêndoas em lascas

1 colher de chá de mel

 

Modo de preparo:

Coloque a banana para congelar. Depois corte a banana e bata no liquidificador ou processador com o cacau e o leite de coco até virar uma massa parecida com sorvete. Antes de servir acrescente as amêndoas em lascas e o mel.

 

Mingau com cacau:

Ingredientes:

200ml de leite de vaca ou leite vegetal

2 colheres de sopa de aveia em flocos

1 colher de chá de cacau em pó

1 colher de chá de semente de linhaça moída

Adoce a gosto, de preferência com stévia, mel ou xilitol.

 

Modo de preparo:

Coloque o leite, a aveia e o cacau em uma panela pequena e mexa em fogo baixo até engrossar ou desgrudar do fundo da panela. Depois adicione a semente de linhaça, adoce e aguarde mais uns cinco minutinhos para esfriar e engrossar o mingau mais um pouco.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.