..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Taypá celebra nove anos com novo cardápio

Criações influenciadas pela típica cozinha peruana e pratos feitos na brasa estão entre as novidades apresentadas pelo renomado chef Marco Espinoza

Publicação:12/06/2019 14:54Atualização:12/06/2019 15:07

Um dos mais premiados restaurantes de Brasília, o Taypá, expressão peruana que significa Fartura, comemora, em junho deste ano, nove anos de história. A casa abriu as portas em 2010, na QI 17 do Lago Sul, com criações de sabor marcante inspiradas na cozinha andina, novoandina e contemporânea, assinadas pelo renomado chef peruano Marco Espinoza.

Camarones Chifa: 12 camarões em tempurá com manteiga de gengibre e alho (Faro Comunica/Divulgação)
Camarones Chifa: 12 camarões em tempurá com manteiga de gengibre e alho
 

Espinoza é conhecido por renovar constantemente o menu da casa. E, desta vez, buscou inspirações na culinária tipicamente peruana e em sua memória afetiva, com, inclusive, uma releitura de uma receita de família que fez parte de sua infância. É o caso do Sanduiche de Mi Madre (Sanduíche de língua confitada e grelhada na brasa com molho de carne, maionese de pimenta rocoto e vinagrete). O Churros Morados (churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais), sobremesa tradicional nas ruas das cidades peruanas, também ganhou espaço no cardápio, assim como o Ceviche de Pato Lleno de Tradicion (coxa de pato com muitas pimentas), conhecido no Norte do país.

 

A carta segue mais enxuta, com novidades que vão desde os ceviches, às entradas, principais e sobremesas. Estas últimas menos extensas. Ao todo são 23 novas criações. Destaque para o preparo de diversos pratos na brasa, como o Cordero, Ancho, La Vaca Criolla, Pescado y Chupe e os Churrascos Marinos (de polvo ou camarão, que servem duas pessoas). O artefato é fundamental neste novo menu do restaurante.

Ceviche de Pulpo: polvo, leite de tigre, cebola, pimentão e batata cozida (Faro Comunica/Divulgação)
Ceviche de Pulpo: polvo, leite de tigre, cebola, pimentão e batata cozida
 

Para começar, Sanduiche de Mi Madre (sanduíche de língua confitada e grelhada na brasa com molho de carne, maionese de pimenta rocoto e vinagrete); Hamburguesa de Atum e Pato (hambúrguer de atum com foie gras, geleia de gengibre e maionese cítrica); Langosta (lagosta e batatas confitadas, gratinadas com molho de lagosta e queijo meia cura); Camarones Chifa (12 camarões em tempurá com manteiga de gengibre e alho); Lula Bien Taypá (lula, pimentas e cebola ao wok); Ceviche 9 anos (atum, abacate, molho de gengibre, molho de soja, molho de ostra, pimenta e crocantes); Ceviche de Pulpo (polvo, leite de tigre, cebola, pimentão e batata cozida) e Tiradito Fusion (salmão, aji amarelo, abacate trufado, alcachofra e azeite de trufa).

 

Entre os principais, Cordero (carré de cordeiro na brasa com mix de abóboras, queijo minas e ervilhas); Lechoncito (leitão crocante, arroz caldoso de vegetais e morcilla crocante, alioli de pimenta e lâminas de pepino japonês); Ancho (Ancho Angus na parrilla com molho verde do Norte do Peru servido com mandioca crocante e cogumelos defumados); La Vaca Criolla (Denver Steak na parrilla com criollita de pimentas, pasta de alho, agnolotti de língua e molho de carne de 36 horas); Ceviche de pato lleno de tradicion (tradicional prato do Norte do Peru. Coxa de pato com muitas pimentas, cebola, pimentão amarelo, cerveja, limão, laranja com mandioca e arroz branco); Pato Agridulce (magret de pato mal passado com molho de figos, rapadura e vinho com canela, servido com canelone de pato e foie gras com molho cremoso picante); Pescado y Chupe (peixe do dia na brasa, molho de pimentas, ovo de codorna, purê de milho cremoso com queijo minas, pimenta amarela e pão de milho); Camaron y Quinoa (camarões crocantes com quinoa e ervas, cremoso de quinoa, vagem com salda de tamarindo apimentada e salsa de queijo gorgonzola na farofa de quinoa) e Calamar (lula inteira na brasa, roseada com leve chimichurri na manteiga quente com alhos, batatas trufadas e salada de abacate, tomate e azeitona).

La Vaca Criolla (Faro Comunica/Divulgação)
La Vaca Criolla
 

Para duas pessoas, os Churrascos Marinos: Pulpo (na brasa com aspargos, molho especial do mar e ovas de salmão servido de arroz molhado com ervilha, pimentão e alioli de pimenta rocoto) e Camaron (na brasa com aspargos, molho especial do mar e ovas de salmão servido de arroz molhado com ervilha, pimentão e alioli de pimenta rocoto).

 

Entre as sobremesas, Mango y Gengibre (mousse de manga, molho de gengibre e sorvete de chá verde); Churros Morados (churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais) e El Goloso (chocolate em diversas texturas).

Churros Morados: churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais (Faro Comunica/Divulgação)
Churros Morados: churros feitos com farinha de milho roxo e molhos tradicionais
 

SERVIÇO

Taypá

QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul

Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403

Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar (de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.