..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Regional do Choro é a atração do Sarau Cultural no Interior

Grupo se apresenta dia 5/7, sexta-feira, às 20h, no IAC, dentro da programação que movimenta a cena musical de Planaltina. Projeto promove até agosto, com entrada franca, apresentações de artistas locais e nomes consagrados do Distrito Federal e da região administrativa

Publicação:05/07/2019 18:01

O grupo “Regional do Choro” é atração desta sexta-feira, 5 de julho, às 20h, no Instituto de Ação Comunitária (IAC), do “Sarau Cultural no Interior”, projeto que movimenta a cena musical de Planaltina, Distrito Federal, até agosto, com entrada gratuita e aberta ao público. Nesta edição de 2019, a segunda do projeto, acontecerão 15 apresentações de artistas e grupos locais e também do DF, entre jovens músicos e nomes consagrados.

 

Para a apresentação no Projeto Sarau Cultural no Interior, o Regional do Choro se apresenta com Sergio Morais, Fernando César, Leonardo Benon e Junior Viégas, especialistas no gênero Choro, música genuinamente brasileira. A apresentação traz ao público choros já consagrados pelos mestres do gênero como Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo e o responsável pela estruturação do gênero: Pixinguinha.

 

Sergio Morais: Flautista brasiliense conhecido em todo o país, há duas décadas se dedica ao estudo e performance da música brasileira, em especial o Choro. Professor na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, já participou de diversos cursos internacionais de flauta como professor de Oficina de Choro, Prática de Conjunto e concertista. Em Junho levará seus conhecimentos ao I Choro Camp New England em Northampton, nos Estados Unidos com colegas da Escola de Choro.

Sérgio Morais (Renata Samarco/Divulgação)
Sérgio Morais
 

Fernando César:  De família de músicos, ainda criança formou a dupla Dois de Ouro com seu irmão Hamilton de Holanda. Professor de violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, onde já foi coordenador. Tocou com os maiores artistas da música brasileira e em vários países.

 

Leonardo Benon:  Cavaquinhista de grande expressividade, se dedica ao estudo da obra do mestre Waldir Azevedo tendo defendido tese em mestrado realizado na UnB – Universidade de Brasília. Compositor, explora com maestria ritmos e harmonias refinados em suas músicas. Desenvolveu importante projeto com convidados da cidade no teatro do extinto Centro Cultural de Brasília. Professor na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelllo.

 

Junior Viegas:  Percussionista, professor na Escola de Choro Raphael Rabello. Junior, além de grande músico, se destaca pelo seu competente trabalho na arte de ensinar a percussão no Brasil e exterior. Com seu grupo Sai da Frente foi premiado no Lincoln Center de Nova Iorque com o “Independent Music Awards 2018” e convidado a júri na edição 2019.

 

 

Sobre o Sarau Cultural no Interior

 

Com curadoria do regente, professor de Música e violinista Thiago Francis, a segunda edição do projeto traz uma diversidade de estilos musicais, do erudito ao popular, como a catira de Planaltina, frevo, cavaquinho e chorinho. Em 2019 acontecem apresentações de orquestras de câmara, quinteto de sopros, quarteto de cordas, duo de soprano e tenor, duo de harpa e oboé, duo de violoncelos, quinteto de metais, grupos musicais de raiz, MPB, clássicos nacionais e internacionais, música latina e caipira (o violeiro Roberto Corrêa é uma das atrações. O músico se apresenta no dia 16 de agosto), proporcionando o encontro, a união e a simbiose dessas expressões musicais e culturais, com a comunidade local, resgatando parte do patrimônio imaterial nas diversas linguagens musicais de Planaltina, Brasília e do entorno do DF.

 (Hansel Smith/Divulgação )
 

O projeto teve início em maio dando início às seis apresentações em instituições públicas de ensino às quartas-feiras. A abertura do Sarau Cultural o Interior aconteceu dia 22 de maio com a apresentação do Quinteto Nacional, no Centro de Ensino nº 1, o Centrão. No dia 29 foi a vez do Quarteto D’archet no Centro de Ensino Médio 2. “Estamos muito felizes com a receptividade dos alunos”, observa Thiago Francis.

 

Às sextas de junho, julho e agosto, as apresentações acontecem no IAC (às 20h), no Centro Cultura de Planaltina (às 20h) e na Igreja de São Sebastião, a Igrejinha, construção do Século 19 (às 15h30).

 

“O Sarau Cultural no Interior é um projeto que visa à promoção do acesso à cultura nos seus mais diversos níveis e o intercâmbio entre os artistas. Além de colaborar para a democratização da música, ele desperta, incentiva e resgata o gosto pela música pela comunidade. Através do projeto queremos formar plateia e novos músicos, e oportunizar um espaço aos artistas, valorizando e resgatando seus trabalhos.”, observa Thiago Francis, também curador da edição de estreia do projeto que teve a sua viabilização através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

 

“Planaltina é uma cidade carente de iniciativas culturais. O nosso objetivo é democratizar a cultura. As práticas musicais são atividades dinâmicas e colaborativas. Temos que instigar a formação de novos músicos, abrir os olhos e ouvidos para os diversos estilos musicais e precisamos valorizar as nossas raízes. Não podemos deixar que a catira e a música caipira, por exemplo, desapareçam.”, afirma Beatriz Borges Guimarães, autora do projeto e colaboradora do IAC, popularmente conhecida por Casa dos Idosos, entidade criada por Maria Alice e o ex-administrador de Planaltina Salviano Guimarães.

 

O IAC, espaço que recebe também as apresentações do Sarau Cultural no Interior, foi fundado em 1981 por um grupo de voluntários. A instituição sem fins lucrativos oferece várias atividades, sobretudo nas áreas de cultura, educação, socialização e turismo, aulas de teatro e dança, além de jogos e uma biblioteca aberta à comunidade. O público é composto majoritariamente por maiores de 65 anos, mas as atividades são abertas a todas as idades.

Próximas apresentações do Sarau Cultural no Interior 2019

 

Julho

As quatro apresentações acontecem no IAC. Às sextas-feiras, sempre às 20h. Noite popular para um público saudoso de música regional e popular.

Dia 5 – Regional do Choro

Dia 12 – SaxPiano Project

Dia 19 - Banda Mosg

Dia 26 – Cleison Santiago e banda

 

 

 

Agosto

Às sextas-feiras, às 15h30. Música clássica e caipira. As apresentações dos dias 9 e 23 acontecem na Igrejinha.  A do dia 16, de Roberto Corrêa, será realizada no Centro Cultural de Planaltina.

 

Dia 09 - Música Barroca

Dia 16 - Roberto Corrêa

Dia 23 - Duo Harpa e Oboé

 

 

Informações: www.iacdf.com.br

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.