..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Brasília recebe Masterclass em Técnica Belcantista com a renomada italiana Chiara Migliari

Curso técnico e interpretativo da ópera italiana acontece de 24 de outubro a 2 de novembro, mas as inscrições já estão abertas

Publicação:23/07/2019 17:13

Brasília recebe de 24 de outubro a 2 de novembro a Masterclass em Técnica Belcantista com a renomada musicista e cantora italiana Chiara Migliari, professora no Conservatorio di Musica di Perugia, na Itália. O curso, uma oportunidade única para estudantes e profissionais do canto lírico, é de capacitação. Para participar, basta se inscrever entre 22 de julho e 18 de agosto, com o envio de currículos e até três vídeos por candidato por meio do site: http://tiny.cc/inscricaomasterclass. O evento é gratuito.

 

São 15 vagas para cantores e 30 para ouvintes. Os aprovados na seleção participarão de um atendimento individual de 4h com a renomada musicista graduada no Conservatório de Santa Cecilia em piano e violino e com aperfeiçoamento na Mozarteum University de Salzburg, na Áustria, na Accademia Chigiana de Siena, na Itália, e na Ecole Internationale de Piano, em Lausanne, da Suíça. Ao final do curso, dia 2 de novembro, acontece um recital aberto ao público.

 

 

O Masterclass em Técnica Belcantista, com viabilização através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), terá duração total de 10 dias, distribuídos em 60 horas aula. A idade mínima é 18 anos. As aulas são individuais (o professor orienta um aluno por vez), mas públicas (diante de uma plateia de alunos). O Bel Canto é uma tradição vocal, técnica e interpretativa da ópera italiana.

Chiara Migliari (Divulgação)
Chiara Migliari
 

Sobre Chiara Migliari

Nascida em Roma, onde brilhantemente graduou-se no Conservatório de Santa Cecilia em piano e violino, aperfeiçoou-se na Mozarteum University de Salzburg, na Áustria, na Accademia Chigiana de Siena, na Itália, e na Ecole Internationale de Piano, em Lausanne, da Suíça, com Fausto Zadra, do qual foi assistente de 1994 a 1997. A sua carreira de concertista, tanto como solista quanto como na música de câmara, a permitiu performar ao lado de solistas de renome internacional, tais como A. Meunier, a. Roussin, D. de Williencourt e W. Guillaume em teatros de prestígio, e como solista com orquestra (Orquestra Regehnsdorf, Sinfonica Marchigiana, Orquestra Carissimi).

 

Com apenas 23 anos, começou a trabalhar como professor substituto na produção de várias óperas, dedicando especial atenção ao repertório do bel canto, e em 1993 começou a estudar canto, primeiro com D. Toulon, em seguida, com a mezzo soprano italiana Susanna Anselmi, representante da grande tradição técnica belcantistica, tendo sido ela mesma uma aluna de Jolanda Magnoni, professora de muitos cantores italianos famosos, como por exemplo Mariella Devia.

 

Como pianista trabalha em duo com Susanna Anselmi e Enrica Mari, com quem se apresenta regularmente desde 1992 na Itália, França, Suíça, Espanha, Hungria e Eslovénia, tendo em foco um repertório especialmente dedicado a Chanson Lyrique e ao Lied alemão.

 

Gravou um CD de compositores neo-nomanistas italianos com Enrica Mari, e em 1995 fez sua estreia em Roma cantando Rossini. A partir da apresentação, ela intensificou a sua atividade como cantora lírica, tendo posteriormente trabalhado com orquestras e conjuntos incluindo Fete Rustique e o Grupo de Pesquisa e Experimentação Musical, La risonanza. Cantou sob a batuta de L. Castriota, J. Sciutto, F. Scogna. Em 2000, fez Tia Princesa na ópera Suor Angelica de Puccini. Dentre as suas mais importantes participações, temos a temporada sinfónica 2001/2002 do Teatro San Carlo de Nápoles. E em 2003, participou no Journèes Europèennes du Patrimoine na França.

 

Na temporada de 2006 do Oratório da Bandeira performou como cantora e também como pianista. De 2008 até 2011 cantou na Hungria e Espanha, sendo regularmente convidada pelo Conservatório de Málaga a realizar seminários técnicos e de interpretação do repertório belcantistico e de música de câmara nas línguas românicas.

 

Gravou com E. Velardi a serenata Vola, vola in altri petti de A. Stradella. Fala fluentemente francês, espanhol em nível intermediário, e o básico do alemão e do inglês.

 

Maiores  informações: getecnicavocal@gmail.com

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.