..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Chef Marcelo Petrarca representa Brasília no Festival de Tiradentes, em Minas Gerais

22ª edição acontecerá de 23 de agosto a 1 de setembro e reúne chefs de todo o país

Publicação:19/08/2019 16:16Atualização:19/08/2019 16:32

Vem do Cerrado a inspiração para o menu que o chef Marcelo Petrarca, dos restaurantes Bloco C, Lago e Reverso, irá preparar a quatro mãos, no restaurante Ora, ao lado do chef Felipe Oliveira. O evento integra a programação da 22ª edição do Festival Cultura e Gastronomia, que acontece em Tiradentes, Minas Gerais, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro. No jantar, na próxima sexta-feira (23), Petrarca estará representando Brasília e assina o primeiro prato e a sobremesa.  

Marcelo Petrarca  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Marcelo Petrarca
 

Confira o menu:

 

Primeiro Prato: Cebola assada com ragout de linguicinha caseira e fonduta de queijo de serra da Canastra; (Chef Marcelo Petrarca)

 

Segundo Prato: Gnocchi de Batata tostado com creme de milho verde e anchova; (Chef Felipe Oliveira)

 

Terceiro Prato: Cupim Glaceado, com mini legumes cítricos orgânicos e castanha de barú; (Chef Felipe Oliveira)

 

Sobremesa: Churros de Banana com doce de leite caseiro (Chef Marcelo Petrarca)

Cebola assada com ragout de linguicinha caseira e fonduta de queijo de serra da Canastra  (Divulgação)
Cebola assada com ragout de linguicinha caseira e fonduta de queijo de serra da Canastra
 

Ao lado de Marcelo, participam desta edição nomes consagrados como Morena Leite e André Mifano, representando São Paulo, Alberto Landgraf, pelo Rio, Henrique Gilberto, de Minas, e Marco Gil, do Ceará. O evento integra o Projeto Fartura, que em recente edição, realizada em São Paulo, no inicio de agosto, celebrou a diversidade da cozinha brasileira.

 

Os objetivos do Projeto visam mapear a cadeia produtiva da gastronomia brasileira, da origem ao prato, e a cada ano este conceito vem sendo aprimorado, com destaque para a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental dos cozinheiros e participantes.

 

Entre as ações sustentáveis praticadas pelo evento, estão o reprocessamento do óleo, o uso de pratos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo, fomento do mercado local, reutilização de madeiras e lonas, doação de árvores frutíferas para instituições, entre outras.

 

Com uma programação completa, o Festival é divido em três espaços: Praça da Rodoviária, Praça do Conhecimento e Praça Campo das Vertentes. Além de aulas na Pousada Escola, restaurantes e eventos especiais, realizados por parceiros locais.

Churros de Banana com doce de leite caseiro  (Divulgação )
Churros de Banana com doce de leite caseiro
 

Sobre o Chef

 

Gaúcho de Pelotas, Marcelo Petrarca chegou em Brasília com 10 dias de idade. Formou-se em gastronomia pelo IESB e depois de graduado mudou-se para a Espanha, onde cursou a Escola de Hotelaria de Sevilha e atuou na cozinha do grande Martín Berasategui em seu restaurante homônimo, um dos melhores do mundo.  Em seguida, foi para Milão, na Itália, onde trabalhou com Carlo Cracco. De volta a Brasília, retornou ao Zuu, onde já havia atuado, para comandar a casa por cerca de dois anos. Em 2015 abriu o restaurante Bloco C, e um ano depois, o bufê Bloco C em casa, destinado a eventos. No mesmo ano, inaugurou o Reverso, restaurante dentro do hotel Blue Tree Premium Jade, e em 2018, o restaurante Lago, todos em Brasília. Todas os seus 3 restaurantes são detentores de prêmios importantes da gastronomia, assim como o próprio Chef, várias vezes apontado como o Melhor do Ano.


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.