..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tsé: documentário conta história de judia polonesa que fugiu da guerra ao ser jogada de trem

Dirigido pelo neto, filme que retrata a vida de Tsecha Szpiegel estará em cartaz em Brasília

Publicação:11/09/2019 16:19

O documentário “Tsé”, premiado pelo festival americano Doc Without Borders Film Festival, estreia nesta quinta-feira (12) nos cinemas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Curitiba e Porto Alegre. O filme narra a história da polonesa Tsecha Szpiegel: judia jogada do trem pela mãe para fugir da guerra. O trabalho é dirigido por Fabio Kow, neto de Tsecha.

Tsecha Szpiegel viveu até os 88 anos. Judia polonesa fugiu da guerra ao ser jogada de trem pela mãe (Tsé/Pagu Pictures/YouTube/Reprodução )
Tsecha Szpiegel viveu até os 88 anos. Judia polonesa fugiu da guerra ao ser jogada de trem pela mãe
 

“Quando eu era criança, eu ficava sempre ansioso pelo próximo dia em que eu iria para a casa dos meus avós. Lá eu ficava sentado de frente para a mesa da cozinha, onde a minha vó, Tsé, cozinhava as minhas comidas preferidas. Ela me contava as suas histórias e me mostrava um mundo bem distante e diferente do que eu vivia e conhecia”, conta Fabio em um dos trechos do trailer.

 

O diretor retratou a história da própria avó, que fugiu ao ser jogada de um trem que estava a caminho de um campo de extermínio em Sobibor, na Polônia. Na época, Tsecha tinha apenas 14 anos e andou sozinha por dias em um campo de trigo. “Minha mãe me fez fugir. Eu vivia com medo. O que eu tinha para arriscar? Como eu volto? Sei que eu queria viver. Aí tudo o que inventei me deu certo”, comenta Tsé no documentário.

 

 

 

O filme mostra ainda a relação da polonesa com o Brasil, a história de amor com o companheiro Natan e momentos com filhos e netos. Tsecha Szpiegel viveu até os 88 anos.


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.