..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Acesso Fiat: evento gratuito promove conscientização sobre uso de carros para pessoas com deficiência

Ação acontece neste fim de semana no Clube de Golf de Brasília. Programação traz palestras, exposição de carros adaptados e teste-drive

Publicação:21/11/2019 15:30

Neste fim de semana o Clube de Golfe de Brasília será cenário para o Acesso Fiat, evento que promove a visibilidade de pessoas com deficiência e a conscientização sobre o uso de carros adaptados. Com entrada gratuita, a programação traz palestras, exposição e teste-drive de carros adaptados e coffee break, além da presença de digitais influencers, hostess e instituições, e espaço para crianças. A ação, que visa informar sobre os temas que permeiam o assunto, acontece no sábado (23) e domingo (24), das 10h às 17h.

 

No sábado, a programação conta com a presença da advogada e psicóloga Meigan Sack Rodrigues, que vai falar sobre o Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais, a partir das 9h30. Meigan atua com pacientes oncológicos, além de advogar na área da saúde, defendendo direitos dos pacientes autistas e oncológicos. O bate-papo será mediado pelo Diretor de Sustentabilidade do Grupo R2, Francisco Nilson Moreira. Já às 14h30, Toninho Pop, radialista na rádio Metrópoles, conversa com um representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – INBICT.

 

No domingo, às 14h30, a palestra será com o casal Natália e Marcos Zufelato, do blog Papais Cadeirantes. O bate-papo recebe, ainda, a advogada Meigan Sack. A mediação será com o nutricionista Clayton Camargos. “Lutamos diariamente por um mundo mais inclusivo, humano, respeitoso e acolhedor. Um lugar que a nossa condição não nos defina e nem nos limite”, explica a médica Natália, que teve uma lesão medular aos 5 anos de idade. Também cadeirante, Marcos sofreu um acidente automobilístico aos 24 anos. Os dois tem uma filha de 3 anos de idade e compartilham nas redes sociais as descobertas e desafios da maternidade e paternidade.

O casal Natália e Marcos Zufelato, do blog Papais Cadeirantes, com a filha  (Divulgação)
O casal Natália e Marcos Zufelato, do blog Papais Cadeirantes, com a filha
 

Carros para pessoas com deficiência

 

Muita gente não sabe, mas pessoas com deficiência podem garantir desconto na compra de veículos adaptados. E o benefício fiscal abrange, também, pessoas com doenças que provocam algum tipo de limitação física, como câncer, Parkinson, hérnia de disco e escoliose, por exemplo.

 

Para garantir o benefício, o interessado deve dirigir-se ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e solicitar uma perícia médica, para atestar a condição de deficiente ou alguma patologia. Logo em seguida, procurar a Receita Federal, para isenção do IPI, e a Secretaria Estadual de Tributação, para isenção do ICMS e IPVA. Em média, o processo dura 30 dias.

 

Veja a lista de deficiências, doenças,  e limitações que são contempladas com o benefício: Amputações, Artrite Reumatóide, Artrodese, Artrose, AVC, AVE (Acidente Vascular Encefálico), Autismo, Alguns tipos de câncer, Doenças Degenerativas, Deficiência Visual, Deficiência Mental, Doenças Neurológicas, Encurtamento de membros e más formações, Esclerose Múltipla, Escoliose Acentuada, LER (Lesão por esforço repetitivo), Linfomas, Lesões com sequelas físicas, Manguito rotador, Mastectomia (retirada de mama), Nanismo (baixa estatura), Neuropatias diabéticas, Paralisia Cerebral, Paraplegia, Parkinson, Poliomielite, Próteses internas e externas (joelho, quadril, coluna, etc), Problemas na coluna, Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama), Renal Crônico com uso de (fístula), Síndrome do Túnel do Carpo, Talidomida, Tendinite Crônica, Tetraparesia, Tetraplegia.

 

SERVIÇO

Acesso Fiat

Data: 23 e 24 de novembro

Local: Clube de Golf de Brasília

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 02 – Asa Sul, Brasília

Horário: 10 às 17h

Entrada gratuita


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.