SAÚDE EM REDE

Rede Mães de Minas

Projeto baseado em uma ampla rede social que conectava mães, especialistas e gestores em iniciativas de educação em saúde


Publicação: 01/01/2011 12:44 | Atualização: 11/04/2017 15:47


Realizada pela Fundação de 2012 a 2014 em parceria com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a Rede Mães de Minas foi um projeto cujo público-alvo eram gestantes e mães de crianças na primeira infância, moradoras do estado de Minas Gerais. O trabalho consistia em uma série de ações coordenadas que promoviam a troca de experiências sobre o tema maternidade. O objetivo era contribuir para a redução da morbimortalidade materno-infantil no estado.


O projeto baseou-se em uma ampla rede social que conectava mães, especialistas e gestores em iniciativas de educação em saúde. As mães interagiam entre si tendo profissionais da área como colaboradores e facilitadores. Todo o material de divulgação era produzido com conteúdo orientado por ginecologistas, enfermeiros, nutricionistas, pediatras, entre outros especialistas. Eram abordados temas de grande interesse desse público com uma linguagem acessível a todos.


Para uma efetiva promoção da saúde, buscávamos sempre estabelecer parcerias com instituições, órgãos públicos e empresas do terceiro setor. Esse trabalho conjunto enriqueceu nossas ações, tornando-as mais sólidas e garantindo melhores resultados.

Com uma base de dados atualizada constantemente, o projeto tornou-se ainda mais relevante para a sociedade, pois contribuiu para que os gestores da saúde no estado tivessem mais informações para subsidiar suas avaliações e decisões em políticas públicas.


Por meio do Rede Mães de Minas, geraramos um conhecimento a fim de desenvolver habilidades que dessem a elas total autonomia para cuidarem da melhor forma possível dos seus bebês, evitando doenças e complicações comuns nessa fase da vida.


O Rede Mães de Minas, alinhado com a estratégia de atuação da Fundação Assis Chateaubriand, contribuiu para dois dos Oito Objetivos do Milênio, estabelecidos pelas Nações Unidas para o período de 2000 a 2015: a melhoria da saúde das gestantes e a redução da mortalidade infantil.

 

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

www.facebook.com/fundacaoassischateaubriand

www.twitter.com/FAChateaubriand

www.linkedin.com/company/fundação-assis-chateaubriand