ESPORTE E CIDADANIA

Dose de adrenalina e alegria no curso de circo

Curso nos Centros Olímpicos desperta talentos e desenvolve valores importantes para a vida. Aprendizado das aulas será visto em apresentação no Dia do Circo, em 5 e 6 de abril.


Publicação: 24/03/2014 16:44 | Atualização: 13/08/2014 16:03

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

 

Logo no início da manhã de sábado (22/3), os sorrisos e a vontade de aprender eram visíveis. A garotada parecia não se incomodar em acordar tão cedo. Pelo contrário, pularam da cama com destino certo: a aula de circo no Centro Olímpico. Tudo começou com um bom alongamento, para deixar o corpo preparado para as atividades que estavam por vir. Em seguida, as turmas tomaram seus postos e, então, começou o clima de picadeiro. De um lado, bolinhas subiam ao ar e malabares voavam cheio de cores. De outro, a flexibilidade dava o tom em acrobacias e movimentos que culminavam em uma pirâmide humana. Mais adiante, o tecido pendurado no teto do ginásio enchia os olhos de todos à volta, que não escondiam o desejo de subir para fazer igual ao instrutor.

Desde o último fim de semana, a curiosidade e a necessidade de superar desafios tomaram conta dos 240 alunos que participam do curso de atividades circenses realizado em quatro Centros Olímpicos pelo projeto Esporte e Cidadania, parceria entre a Fundação Assis Chateaubriand e a Secretaria de Esporte do Distrito Federal. As aulas terminaram no domingo (23/3), mas tudo o que aprenderam vai ser colocado em prática nos próximos dias, em uma apresentação especial no evento em homenagem ao Dia Nacional do Circo, tradicionalmente celebrado em 27 de março. Nos Centros Olímpicos de Ceilândia e São Sebastião, no entanto, a festa será em 5 de abril. E nas unidades de Riacho Fundo I e Samambaia, em 6 de abril.

O brilho no olhar da pequena Raíssa Araújo dos Santos, 10 anos, aluna de natação do Centro Olímpico de Samambaia, chamou a atenção. De cima do tecido, ela vai interpretar um passarinho na apresentação especial. Está animada e não vê a hora de mostrar o que aprendeu. "Adoro o circo, é muito alegre. Mas o tecido não é fácil, tem que ter coragem para subir, tem que segurar, não pode ter medo. Estou achando muito legal", contou a menina.

Durante a última semana, até as mães entraram em ação para ajudar os filhos no treinamento. Foi o caso da massoterapeuta Cláudia Ribeiro, 41 anos, mãe da aluna Débora Ribeiro, 10, inscrita no módulo de acrobacias em solo. "Eu tenho visto que ela está interessada, tem acordado mais cedo e treinado bastante. Fiz alguns alongamentos com ela e fiquei impressionada como estava flexível, parecendo um elástico", observou Cláudia.


A coordenadora de pessoas com deficiência da unidade de Samambaia, Martha Valéria Macedo de Toledo, ficou orgulhosa com o desempenho de dois dos alunos inscritos no módulo de malabarismo: Carlos Henrique Mensales, 9, e Reinaldo dos Santos, 40. "Não dá nem para descrever a emoção de vê-los participando. Eles se sentem mais fortes como seres humanos e têm até mais alegria que os outros. Conseguem fazer tudo, do jeitinho deles, e aprendem brincando", avalia a especialista.

As esculturas de bambu montadas para acrobacias no Centro Olímpico de São Sebastião fizeram a alegria de alunos como Martins Lopes, 13. "É muito divertido, aprendi a saltar e a me equilibrar nas alturas", comemorou o garoto.

Valores


Os benefícios do curso de atividades circenses não se restringem ao lado físico. "Além de trabalhar o equilíbrio e o desenvolvimento motor dos alunos, o curso trabalha outros valores, como responsabilidade, determinação, concentração e espírito de equipe. Nosso objetivo é contribuir também para a formação de cidadãos melhores", destaca a analista de projetos da Fundação Assis Chateaubriand Roberta Lopes Gay, líder do Esporte e Cidadania. O secretário adjunto de Esporte do Distrito Federal, Célio René, acrescenta que o circo agrega atividade física, lazer, recreação e também a cultura popular brasileira. "A gente sabe que grandes artistas, como Renato Aragão, surgiram do circo. A ideia do projeto é proporcionar que as crianças tenham novas experiências, inclusive a possibilidade de conhecer o seu potencial."

 

 (Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
 


Para uma das instrutoras do curso, Dani Oliveira, o trabalho é gratificante. "Esse é um gostinho do que podem querer para a vida deles. A gente vê o trabalho crescendo, mesmo que em um tempo curto. A expectativa é que eles realizem um espetáculo belo e simples, mas com muita força de vontade, disposição e alegria", adianta.

Festa do Dia do Circo

 

Acrobacias, malabarismo, mágicas, palestra sobre a história do circo e muito mais. Evento aberto a alunos dos Centros Olímpicos e familiares.


Entrada gratuita


Dia 5 de abril (sábado)
- 9h às 13h, Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada)
- 14h às 18h, Centro Olímpico de São Sebastião

Dia 6 de abril (domingo)
- 9h às 13h, Centro Olímpico de Riacho Fundo I
- 14h às 18h, Centro Olímpico de Samambaia

Acompanhe tudo e veja fotos na fan page do projeto: www.facebook.com/esportecidadaniadf