RESPONSABILIDADE SOCIAL

Engaje a sua empresa por um mundo melhor

Junte-se ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e contribua, ao lado de cerca de 2 mil instituições de todo o país, para o alcance dos objetivos do milênio


Publicação: 17/12/2014 18:13 | Atualização: 17/12/2014 18:46

 

As empresas têm um enorme potencial de contribuir para a melhoria de vida das comunidades em que estão inseridas. E essas ações não precisam, obrigatoriamente, ter uma magnitude tão grande nem representar um super investimento. Tudo pode começar com uma atenção especial aos funcionários e, depois, ampliar-se para a sociedade. Estimular o bem-estar dos colaboradores é uma boa ação social e representa um passo importante para esta conquista.

 

Campanhas em prol da saúde dos colaboradores, melhoria da educação, equidade de gênero, qualidade de vida, sustentabilidade e cooperativismo são alguns dos exemplos. Os Diários Associados realizam uma série de iniciativas assim. E outra parcela do trabalho de responsabilidade social do grupo de comunicação é realizada pela Fundação Assis Chateaubriand, com seus programas nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e turismo.

 

Desenvolvimento humano

 

Ações assim contribuem para o desenvolvimento humano local. E, consequentemente, para o alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM), uma preocupação mundial sintetizada pelas Nações Unidas em um conjunto de 8 objetivos a serem atingidos por 191 países até o final de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. Trata-se um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do planeta.

 

A partir do ano 2000, quando os ODM foram definidos, o Brasil evoluiu muito em relação ao cumprimento das metas. O desempenho do país só foi possível em função da participação social e de uma série de políticas públicas realizadas nos últimos anos. Apesar dos bons indicadores, ainda há muitos desafios a serem superados.

 

Em todo o Brasil, há cerca de 2 mil instituições públicas, privadas e do terceiro setor que se comprometeram em ajudar no alcance dos objetivos do milênio, com o desafio de apoiar a construção de cidades cada vez melhores e de uma sociedade mais justa e solidária. Essas instituições compõem o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), um movimento de voluntários, apartidário, ecumênico e plural, criado pela sociedade civil em 2004. Dele, nasceu a campanha “Nós podemos – Oito jeitos de mudar o mundo", que desenvolveu os 8 ícones coloridos do milênio, utilizados hoje para promover os objetivos do milênio no Brasil, em vários outros países e na sede das Nações Unidas.

 

Diálogos locais

 

O movimento conta com núcleos de trabalho estaduais, regionais e municipais/locais, formados por diferentes atores, dos três setores da sociedade engajados, com o papel de organizar os diálogos locais e mobilizar outras instituições a fazerem parte desta grande rede. A Fundação Assis Chateaubriand aderiu ao MNCS e faz parte do Núcleo ODM no Distrito Federal, que trabalha para monitorar e potencializar ações já existentes, formar parcerias, fortalecer o Nós Podemos na região e implementar novas ações focadas em metas dos ODM não atingidos.

 

Participe

 

Sua empresa também pode ter um papel relevante neste compromisso e engajar-se nesse processo, fazendo parte da rede mundial de trabalho em prol de um mundo mais justo. São todos os setores da sociedade numa parceria socialmente responsável. A agenda do milênio é a agenda de cada um de nós. Entre em contato conosco para saber como aderir ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Mande um e-mail para ascom@facbrasil.org.br ou ligue (61) 3214-1059.