EDUCAÇÃO

Ainda há muito a melhorar na educação

Saiba como está a situação no DF quando se fala nesse objetivo de desenvolvimento do milênio


Publicação: 17/12/2014 18:12 | Atualização: 17/12/2014 18:47

Um dos desafios para se ter um mundo mais justo, mais desenvolvido e com mais qualidade de vida é garantir a educação básica de qualidade para todos. Este, que é o segundo item na lista dos oito objetivos do milênio, tem um impacto direto não só no desenvolvimento do país, mas no indivíduo. É a partir da educação que se prepara para a vida, se estimula à inovação e se tem ferramentas para pôr em prática ideias criativas.

Entre as metas do milênio definidas pelas Nações Unidas no ano 2000 está garantir que, até o final de 2015, todas as crianças, terminem o ensino fundamental. Nos últimos anos, o Brasil teve avanços significativos em termos de acesso e rendimento escolar de crianças e jovens. Em 2009, 95,3% dos brasileiros na faixa etária de 7 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental. O país convive, no entanto, com uma baixa taxa de conclusão escolar, que pode ser explicada pelos elevados índices de repetência e de evasão.

Como está o DF

A frequência escolar no Distrito Federal vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Em 1990, 7,6% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental. Em 2012, verificou-se que 6,9% das crianças de 6 a 14 anos (faixa etária considerada desde 2006 pelo Ministério da Educação) não estavam na escola.

Quando se trata da taxa de conclusão do ensino fundamental, ainda há muito a melhorar para que se atinja a meta do milênio de 100% até 2015. A taxa de conclusão do ensino fundamental entre jovens de 15 a 17 anos era de 72,6% em 2012, último ano em que se tem registro no PNAD e no censo demográfico do IBGE. Mesmo assim, houve avanço significativo desde 1990, quando foi registrado o percentual de 31,1%.

Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado no último ano das séries iniciais e finais do ensino fundamental, podendo variar de 0 a 10. Em 2013, o Distrito Federal alcançou a 5ª posição, entre as 27 unidades da federação, quando avaliados os alunos dos anos iniciais. E a 10ª posição, no caso dos alunos dos anos finais. Somente 1.158 municípios brasileiros obtiveram nota acima de 6,0 nos anos iniciais. A situação é ainda mais crítica quando se verificam os anos finais: apenas 23 municípios brasileiros conseguiram nota acima de 6,0. O Distrito Federal não atingiu esse resultado.

 

 

O que fazemos

A Fundação Assis Chateaubriand trabalha para contribuir para uma transformação social positiva, por meio do programa Formação integral, voltado para a complementação da educação básica. Projetos como o Leitor do Futuro contam com estímulo à leitura e escrita e apresentam novas oportunidades de carreiras profissionais a partir de visita aos veículos de comunicação dos Diários Associados em Brasília. O Esporte e Cidadania tem, entre suas atividades em quatro regiões administrativas do Distrito Federal, cursos de qualificação, oportunidades de formação profissional e preparação para o mercado de trabalho, como o Repórter Mirim e o curso de Robótica educacional.

Sua empresa ou instituição também pode contribuir com a melhora da qualidade da educação no país.

Saiba mais sobre os ODM em outros estados

Para saber mais sobre os indicadores de cada estado brasileiro com relação aos objetivos de desenvolvimento do milênio, acesse o Portal ODM. Lá, você encontra relatórios dinâmicos que apresentam análises e infográficos, com base em fontes oficiais de informação, possibilitando a comparação entre estados e municípios.