Tai Chi Chuan é receita oriental contra o estresse do ocidente

Suavidade é a base da técnica que pode ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:10/04/2013 11:01Atualização:10/04/2013 11:22
Cada movimento exige equilíbrio e uma postura específica para sua realização (Jair Amaral/EM/D.A Press)
Cada movimento exige equilíbrio e uma postura específica para sua realização
O Tai Chi Chuan já era praticado há milênios na China de onde saiu e ganhou o mundo, sendo praticado atualmente em quase todos os países da Europa e das Américas. A técnica, se baseia em movimentos corporais circulares e delicados, muitos deles inspirados na forma de locomoção dos animais, e que são feitos de forma integrada com a respiração. Esse é o segredo da atividade, que busca fortalecer o corpo e a mente, deixando o organismo mais saudável de forma integral.

Os movimentos são suaves e contínuos, executando-se sempre num ritmo lento e cadenciado. Cada movimento exige equilíbrio e uma postura específica para sua realização. O tronco deve estar sempre ereto e em posição central.

O peso do corpo deve estar concentrado no meio dos pés, nunca sobre os dedos ou calcanhares. A atividade ajuda a alongar o corpo trazendo maior flexibilidade aos músculos e articulações; auxilia na circulação do sangue e no bom funcionamento do coração; ajuda na boa digestão; relaxa os músculos; acalma o sistema nervoso e ajuda até a tornar a pele mais jovem e bonita.

Os benefícios se estendem para a auto-estima e combate o estresse, tão comum no dia a dia e responsável por uma série de doenças.

A suavidade é a base do Tai Chi Chuan, sendo por isso um tipo de atividade física que pode ser praticada por homens, mulheres e crianças de todas as idades, em especial para pessoas mais idosas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.