COLUNA CONTA-GOTAS »

O guaraná é muito mais benéfico do que você imagina

Boa fonte de energia e antioxidantes, vantagens da fruta da Amazônia ainda não são plenamente conhecidas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Estado de Minas Publicação:22/09/2016 07:30Atualização:22/09/2016 08:13

Pés de guaraná em Maués, Amazonas (Fernando Cavalcanti/Divulgação)
Pés de guaraná em Maués, Amazonas
O Brasil é cheio de frutas e ingredientes que têm características benéficas muitas vezes desconhecidas pela maioria da população. Um exemplo disso é o guaraná, fruta da Amazônia que é bem difundida, mas não pelas suas muitas propriedades nutricionais. A nutricionista Clarissa Fujiwara atesta que o guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes, e que seu consumo pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, a concentração e até mesmo aumentar a longevidade. “Além disso, é uma fruta 100% brasileira, e frutas da nossa pátria sempre dão aquele gostinho de lar, doce lar”, diz.

» Antioxidante
O guaraná é um ótimo antioxidante. Em um estudo realizado com indivíduos saudáveis, publicado recentemente na revista britânica Food & Function, foi comprovado que o guaraná é importante fonte de catequinas, com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, similar ao que ocorre com alimentos como o chá verde e o cacau.

» Longevidade
A cidade de origem do guaraná, Maués (AM), tem uma das maiores expectativas de vida do país. E como pode isso? Estudiosos têm realizado diversas pesquisas com o intuito de desvendar quais hábitos a população de Maués tem que justificariam esses números, e uma das hipóteses inclui o guaraná. O povo de Maués tem o costume de tomar guaraná todo dia de manhã, o que pode contribuir para prolongar a expectativa de vida local em comparação ao restante do país.

» Raciocínio e concentração
A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que a presença de metilxantinas do guaraná, como cafeína, teobromina e teofilina, demonstra efeitos benéficos em atividades cognitivas de raciocínio e concentração. “Isso é devido à melhora da circulação sanguínea nas estruturas cerebrais, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes na região.”

» Energia
A presença de cafeína nas sementes do guaraná tem o poderoso benefício de ter efeitos energizantes.

» Melhora no metabolismo de gorduras
Se você faz exercícios, o guaraná também pode ajudá-lo: ele contribui na perda de peso por meio da melhora no metabolismo de gorduras. ”Esse processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, que acaba ficando disponível para ser utilizada como fonte de energia durante o exercício”, diz Clarissa.

» Forma de consumo e quantidade recomendada
O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó (foto) e, em menor concentração do extrato de sementes de guaraná, na forma de xarope, presente amplamente em bebidas. Apesar de não haver consenso em relação à quantidade indicada para o consumo de guaraná para adultos, orienta-se de uma a quatro colheres de café de pó de guaraná distribuídas ao longo do dia. Para evitar dificuldades para dormir e prejuízo ao sono, aconselha-se evitar o consumo de grandes quantidades de guaraná à noite ou próximo ao horário de dormir.

 

 (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 3/3/15)
 

 

Feira de Orgânicos NaturalMente Ponteio
O Ponteio Lar Shopping promove nos dias 23 e 24, das 10h às 22h, a 1ª Feira de Orgânicos “NaturalMente Ponteio”. Estarão presentes fornecedores de produtos como hortaliças e folhas hidropônicas, sucos naturais detox, queijos veganos, granolas, entre outros alimentos. Entre as marcas confirmadas estão a BeGreen Orgânicos, Fazenda Recanto da Lua, HidroSabor, Capim da Serra, My Way e Da Hora Mercado Orgânico. O evento também destinará um espaço para bate-papo com nutricionistas, médico nutrólogo e coach de alimentação saudável. Os profissionais abordarão temas como a importância da alimentação saudável, a diferença para o organismo ao consumir orgânicos, entre outros. Informações: (31) 3503-2500. O Ponteio fica na BR-356, 2.500, Bairro Santa Lúcia, em BH.

Hipnose
A terapia feita com a hipnose é eficaz e não se trata de um show como muitos esperam ou imaginam. Ela é usada como apoio à medicina desde o século 18. Um dos precursores da hipnose, Anton Mesmer, ou Franz Mesmer acreditava que a doença era criada por uma sugestão do organismo e poderia ser solucionada com a transmissão de ondas magnéticas de uma pessoa para outra. A técnica só foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil como ferramenta de apoio ao diagnóstico e tratamento médico no fim da década de 1990. Em consultório, a terapeuta utiliza o acesso ao inconsciente para estimular mudanças específicas e duradouras, já que os efeitos da hipnose são progressivos e permanentes. É de frente a um profissional sério e comprometido que os problemas podem ser rastreados, encontrados e ressignificados.

Cuidados com a pele
O cuidado com a pele é fundamental para evitar manchas, sardas e problemas solares. A Adcos realizará um atendimento de diagnóstico facial, usando o procedimento Bioimpedância Skin Up, que detecta a umidade, oleosidade e elasticidade da pele. A cosmetóloga Aline Araújo vai analisar e orientar qual o melhor tratamento de acordo com cada pele. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem na quarta-feira, no BH Shopping (3286-2470); dia 28/9, no Pátio Savassi (3223-7006); dia 29/9, no Shopping Del Rey (3292-3145), e no dia 30/9, no Diamond Mall (3292-9480), sempre no horário das 10h30 às 17h. Para participar do procedimento é precisar fazer a inscrição na loja onde deseja ser atendida. Vagas limitadas.

Importância do acompanhamento médico
Muito mais que corpos sarados, a prática de atividade física hoje é a chave da vida saudável. Mas o que poucas pessoas se atentam é que não adianta somente colocar a carga máxima nos aparelhos da academia e trocar o saboroso pãozinho do café da manhã pelo queijo branco. É fundamental ouvir as necessidades do seu corpo e saber o que ingerir para potencializar seus resultados, e é exatamente nesse ponto que se faz necessário o acompanhamento médico durante as atividades físicas. De acordo com o endocrinologista esportivo Jean Eldin, ao optar por inserir hábitos saudáveis no dia a dia as pessoas devem saber que respeitar o corpo, além de atuar de maneira preventiva, pode potencializar seu desempenho nessas atividades. “A medicina está tão evoluída que é possível, através de testes de DNA, identificar qual exercício físico é mais indicado para cada pessoa – porque eles podem ser feitos em grupo ou individualmente, caracterizam-se por ser de resistência e até de explosão e cada corpo reage de uma forma aos diferentes estímulos, ainda mais se soubermos identificá-los”, explica o especialista.

Audição
A surdez atinge 1,1% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Amanhã é o Dia do Surdo, data que serve para conscientizar a população sobre prevenção e tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos deficientes auditivos. Uma das formas de prevenção da surdez é o Teste da Orelhinha, que deve ser feito no nascimento da criança. Estudos indicam que, em média, três a cada 1 mil crianças nascem com problemas auditivos. “Isso pode se tornar um grande problema caso o déficit auditivo não seja identificado precocemente, além de prejudicar a formação da linguagem e o desenvolvimento social e emocional da criança”, diz a fonoaudióloga da Direito de Ouvir, Andreia Abrahão. Há também indícios de depressão por surdez em idosos: um terço das pessoas acima de 65 anos e metade dos que têm mais de 75 têm deficiência auditiva. Por vergonha ou desconhecimento, muitos idosos não têm acesso à tecnologia de reabilitação auditiva, e com isso se privam de uma convivência mais saudável e plena.

Balão intragástrico no tratamento da obesidade
Metade dos brasileiros está com excesso de peso. É o que afirma o Ministério da Saúde, com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A “redução do estômago”, conhecida como cirurgia bariátrica, por demandar procedimento cirúrgico, faz com que seja temida por muitos. Uma alternativa menos invasiva e que não apresenta a necessidade de internação ou de anestesia geral é a aplicação do balão intragástrico. O balão é indicado para pacientes com sobrepeso ou obesidade (IMC maior que 27) e a duração do tratamento varia de seis meses a um ano. “Apesar da existência de muitos métodos de emagrecimento, o balão intragástrico é uma alternativa saudável que busca o emagrecimento com melhoria da qualidade de vida. É um procedimento não cirúrgico, sem a necessidade de cortes, anestesia geral ou internação”, afirma o médico-cirurgião Marcos Carvalho dos Santos, que faz o procedimento em Belo Horizonte.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.