Meninos entre 13 e 15 anos iniciam vida sexual mais cedo que meninas

Ações de educação sexual na escola e campanhas educativas do governo, além do envolvimento da família na educação dos adolescentes são apontados como os principais fatores de proteção

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Agência Brasil Publicação:19/06/2013 10:33Atualização:19/06/2013 10:40
De acordo a pesquisa, feita em 2012, 28,7% dos estudantes na faixa de idade entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
De acordo a pesquisa, feita em 2012, 28,7% dos estudantes na faixa de idade entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual
Meninos entre 13 e 15 anos iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. E, na maioria das vezes, tanto eles quanto elas não abrem mão do preservativo. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entrevistou aproximadamente 110 mil alunos do Ensino Fundamental.

De acordo a pesquisa, feita em 2012, 28,7% dos estudantes na faixa de idade entre 13 e 15 anos já tiveram relação sexual. Do total de meninos que responderam ao questionário, 40,1% já passaram pela experiência, sendo que entre as meninas 18,2% disseram que sim. Em relação ao uso do preservativo, 75,3% contou ter usado a camisinha na última vez.

Na avaliação da pesquisa, ações de educação sexual na escola e campanhas educativas do governo, além do envolvimento da família na educação dos adolescentes são apontados como os principais fatores de proteção contra o comportamento sexual de risco. Eles ajudam na orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e na prevenção uma gravidez indesejada.

A pesquisa do IBGE mostrou ainda que em 2012 cerca de 90% dos alunos afirmaram ter recebido informações sobre DST nas escolas, tanto na rede pública quanto na privada. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, o número que respondeu sim a esse item é maior. Nos colégios, 69,7% também disseram que foram orientados sobre como obter preservativos gratuitamente na rede de saúde.

Os dados sobre iniciação sexual coletados pelo IBGE com base em entrevistadas a estudantes de todo o país é semelhante aos encontrados em pesquisas com jovens da Organização Mundial de Saúde (OMS) em outras regiões do mundo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.