Restaurantes »

Menu anticaloria pode ajudar pessoas a comerem menos

Pesquisadores dos EUA criam cardápios que mostram a quantidade de exercícios necessários para gastar a refeição

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
AFP / Relaxnews Publicação:18/08/2013 12:38
Pessoas que frequentam restaurantes consomem menos calorias quando o menu mostra a quantidade de exercícios físicos necessários para queimá-las (©Valentyn Volkov/shutterstock.com)
Pessoas que frequentam restaurantes consomem menos calorias quando o menu mostra a quantidade de exercícios físicos necessários para queimá-las
Se apenas informar a quantidade de calorias de cada prato não vinha ajudando as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis para as refeições, uma nova estratégia pode ter efeitos mais eficientes. É o que sugere um estudo realizado pela Texas Christian University, nos EUA. A pesquisa criou menus que mostravam a quantidade de atividade física que era necessária para queimar as calorias das refeições. "Nós precisamos de uma estratégia mais efetiva para encorajar as pessoas a pedir e consumir menos calorias nos menus de restaurantes", disse a pesquisadora senior da universidade, Meena Shah.

"Uma caminhada rápida é algo com que praticamente todo mundo se identifica, por isso mostramos no menu quantos minutos de uma dessas caminhadas são necessários para queimar a refeição", complementou a pesquisadora líder do estudo Ashlei James.

A pesquisa incluiu 300 pessoas, com idades entre 18 e 30 anos. Foram entregues a elas aleatoriamente menus sem a quantidade de caloria dos pratos, menus com as calorias e outros com os minutos de caminhada necessários para queimar as calorias da refeição. Os menus traziam pratos comuns, encontrados em restaurantes e lanchonetes, com itens como hamburguers, sanduíches de frango, salada, fritas, sobremesas, refrigerante e água.

Um exemplo de uma das informações do menu era a de que uma mulher precisaria caminhar por duas horas para queimar as calorias consumidas em cheesbúrger duplo, disseram os pesquisadores.

Os resultados do estudo foram apresentados em 23 de abril no encontro Experimental Biology 2013, em Boston.
    • 17/08/2013
    • Saiba o que comer para parecer mais jovem
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.