Fortalecimento de músculos que envolvem o tórax são fundamentais para a coluna

Sem o fortalecimento do complexo muscular, a postura e algumas funções vitais ficam prejudicadas. Entenda o porquê

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Revista do CB - Correio Braziliense Publicação:22/08/2013 15:00Atualização:22/08/2013 11:45
O core, que pode ser traduzido como núcleo, é a área central do nosso corpo: clique para ampliar e saber mais (Valdo Virgo / CB / DA Press)
O core, que pode ser traduzido como núcleo, é a área central do nosso corpo: clique para ampliar e saber mais
O core, que pode ser traduzido como núcleo, é a área central do nosso corpo. Trata-se do complexo lombopélvico, que abrange cerca de 29 pares de músculos, distribuídos entre a região peitoral e os quadris. O fisioterapeuta Márcio Costa Antonelo explica que o core é formado tanto por músculos grandes como por pequenos (estes, mais próximos à coluna). É essa distinção que motiva a abordagem por grupos musculares, mais didática.

A manutenção dessa estrutura corporal é de grande importância para a saúde. Atentos a essa necessidade, os educadores físicos formularam os exercícios de core training. O objetivo é trabalhar os grupamentos musculares com sinergia, em nome do fortalecimento sistêmico. “Quando esses músculos estão em harmonia de movimento e de tônus, você tem uma coluna saudável”, completa Márcio. Indiretamente, os benefícios de um “centro forte” se estendem aos órgãos internos, resultando em maior qualidade de vida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.