A insônia pode causar de uma simples irritabilidade até o aumento de risco de enfarte e AVC

A falta de sono pode causar também depressão e doenças respiratórias. Em qualquer caso, é possível minimizar os danos com mudanças de comportamento e na alimentação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Gláucia Chaves - Revista do CB Publicação:11/03/2014 15:00Atualização:11/03/2014 15:37
Clique para ampliar e saber mais sobre os efeitos da insônia (Valdo Virgo / CB / DA Press)
Clique para ampliar e saber mais sobre os efeitos da insônia
Cabeça pesada, olhos fundos e raciocínio lento: para quem já teve o desprazer de passar uma noite em claro, os sintomas são familiares. Os efeitos de não dormir direito, contudo, não param por aí. Arritmias, problemas de crescimento (no caso de crianças), irritação e ganho de peso estão entre as consequências de um sono não saudável. Dirceu Valadares, diretor de comunicação da Fundação Nacional do Sono (Fundasono), explica que a principal causa da insônia é a ansiedade. “No frigir dos ovos, ansiedade é medo, apreensão”, completa o psiquiatra e especialista em medicina do sono.

Quando a pessoa está ansiosa, substâncias produzidas pelo corpo responsáveis pela tranquilidade pré-soneca, como a serotonina, ficam em baixa. “Se esse e outros hormônios estão em baixa, a pessoa fica mais temerosa e não consegue dormir”, detalha Valadares. E aí a bola de neve está formada. “Insônia é sempre um sinal de que algo não está bem”, alerta. Insônia também pode ser consequência de problemas de saúde, como depressão ou doenças respiratórias. Em qualquer caso, é possível minimizar os danos com mudanças de comportamento e na alimentação. “Vivemos em uma sociedade com muitos estímulos, inclusive tecnológicos”, analisa o médico. “Insônia é uma queixa da privação de sono.”

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.