Saúde Plena é finalista em prêmio do Sindicato dos Jornalistas com reportagem sobre violência obstétrica

8º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público teve 152 trabalhos inscritos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Da redação Publicação:16/12/2014 11:14Atualização:16/12/2014 11:31
O Saúde Plena é um dos finalistas do 8º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público com a reportagem ‘Violência Obstétrica: se você ainda não acredita, escute essas mulheres’, de autoria de Valéria Mendes. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, é a primeira vez que a categoria ‘Internet’ é contemplada na premiação, sendo a segunda com o maior número de inscrições. No total, 152 trabalhos foram inscritos em seis modalidades: mídia impressa, televisão, rádio, fotografia, internet e jornalismo universitário. Os ganhadores serão conhecidos nesta quarta-feira (17/12).

Para Valéria Mendes, o reconhecimento da relevância da discussão sobre o nascimento no Brasil já é motivo de comemoração, visto que uma em cada quatro mães brasileiras foi vítima de violência obstétrica no país que é campeão mundial de cesarianas. “Fala-se muito da objetificação do corpo da mulher na mídia e nos relacionamentos, mas muitas vezes a própria medicina ignora os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres ao se pautar em práticas obstétricas obsoletas e reproduzir o comportamento cultural de invasão sobre o corpo da mulher”, afirma.

Com um ano e meio de existência, o Saúde Plena, site de comportamento e bem-estar do Portal Uai, já foi premiado em outras três ocasiões. Veja abaixo e relembre:


Outros três trabalhos do jornal Estado de Minas também estão entre os finalistas. Clique e saiba mais.
    • 26/03/2014
    • Projeto 1:4: retratos da violência obstétrica
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.