Doador de órgãos britânico mais jovem viveu apenas 100 minutos

Nos últimos 10 anos, 39 crianças menores de dois anos foram doadoras de órgãos no Reino Unido

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
AFP - Agence France-Presse Publicação:24/04/2015 09:42
Um bebê que viveu 100 minutos se tornou o doador de órgãos britânico mais jovem ao fornecer as válvulas de seu coração e seus rins, informaram nesta quinta-feira (23/04) as autoridades de saúde. Teddy Houlston e seu irmão gêmeo Noah nasceram em Cardiff, Gales, em 22 de abril de 2014, mas os pais, Jess Evans e Mike Houlston, já sabiam que o primeiro não sobreviveria porque sofria de anencefalia, uma doença incurável que fez com que nascesse sem partes do crânio e do cérebro.

Nesta quinta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) revelou a história para encorajar a doação de órgãos. "Após o diagnóstico de Teddy tivemos um tempo para amadurecer a ideia, e decidimos como família que queríamos que a gravidez seguisse adiante e doar seus órgãos", disse a mãe, Jess, em um comunicado.

"Saber que uma parte de um ente querido vive em outra pessoa é reconfortante. A vida de Teddy tinha um papel importante", acrescentou a mulher de 28 anos. Seu pai, Mike, disse que o menino "viveu e morreu como um herói".

Nos últimos 10 anos, 39 crianças menores de dois anos foram doadoras de órgãos no Reino Unido. Os rins do bebê começam a funcionar na 37ª semana ainda na barriga da mãe.

Mais de 7.000 pessoas aguardam órgãos no Reino Unido, lembrou o NHS.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.