Alho negro atua sobre o sistema imunológico e combate radicais livres

Alimento vem ganhando espaço na cozinha brasileira e encantando os paladares de muitos profissionais e donas de casa

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Estado de Minas Publicação:06/05/2015 11:00Atualização:01/05/2015 14:01
Somente o alho negro tem poder antioxidante (Thiago Rodrigues Alves/Divulgação)
Somente o alho negro tem poder antioxidante
Comer é bom, mas optar pelos alimentos saudáveis nem sempre parece fácil. Agora, imagine se existisse algum ingrediente gostoso e que auxiliasse nosso corpo a se manter sempre equilibrado? O alho negro vem ganhando espaço na cozinha brasileira e encantando os paladares de muitos profissionais e donas de casa, seja pelo sabor ou pelas pesquisas que indicam o seu alto grau de prevenção e combate a doenças.

Lúcia Maria Nogueira Gouveia, de 62 anos, sabe bem disso. Há dois anos ela incorporou um estilo de vida mais saudável, procurou novos produtos em lojas naturais e virou uma grande fã do alho negro. “É docinho e gostoso, por isso o consumo todos os dias no café da manhã. Antes, sofria com muita gripe, resfriado e tosse a cada dois meses. Hoje posso sair na chuva, voltar ensopada e não fico mais doente”, diz.

Segundo a nutricionista Cristina Trovó, os mecanismos sobre os quais o alho negro incide no organismo ainda não são detalhados, mas ele é uma fonte de selênio, que atua sobre o sistema imunológico e o fortalece. Os benefícios não se restringem a isso. “Além da ação antioxidante, que combate os radicais livres, o alho negro reduz a pressão sanguínea, a síntese de colesterol, os níveis da glicemia em jejum e da hemoglobina glicada, é antiviral, antifúngicoa, favorece o aumento do gasto calórico e há indícios de que previne o câncer”, afirma.

Os exames de Lúcia apontam uma melhora e equilíbrio em todos esses fatores. Ela diz, com muito orgulho, que entre todas as amigas que tem é a única a não ter infecção urinária, e por isso passou a recomendar o ingrediente a qualquer pessoa. Hoje, ela dá kits do alho negro do Sítio (local onde compra) de presente para parentes.

O alho, de forma geral, tem na composição uma série de vitaminas, como A, B1, B2, C, PP, e minerais como o cálcio, enxofre, germânio, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco, além dos compostos biologicamente ativos, como a alicina. Mas somente o alho negro tem poder antioxidante. “Ele auxilia no gasto calórico corporal, inibe enzimas que no fígado participam da produção de gordura, ou seja, menos colesterol se forma, menor a formação de gordura hepática e menor a deposição de gordura nos demais órgãos do corpo”, diz a nutricionista. O bom de tudo isso é que o alho negro pode ser consumido de muitas formas diferentes, em pratos quentes ou frios, saladas, pizzas, refogado com brócolis ou outros legumes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.