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Pesquisa mostra que grandes quantidades de dever de casa não garantem bom rendimento escolar

O aspecto mais importante é que as tarefas extras sejam sistemáticas e, sobretudo, que os alunos conquistem autonomia para estudar por conta própria

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Correio Braziliense Publicação:18/05/2015 09:00Atualização:18/05/2015 09:30
Mais importante que a quantidade, é a regularidade do dever de casa que importa (Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Mais importante que a quantidade, é a regularidade do dever de casa que importa
O ingresso em uma boa universidade é um desafio cada vez mais difícil para os jovens. Assim, é comum que adolescentes adotem rotinas de estudo que incluem horas de dedicação diárias. A exigência fica cada vez maior à medida que os alunos avançam nos ensinos fundamental e médio, chegando ao ápice na época de preparação para o vestibular e o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No entanto, dúvidas sobre qual é a melhor estratégia para fixar o conhecimento são comuns entre professores, alunos e pais. Muito dever de casa significa melhor ou pior desempenho?

Especialistas da Universidade de Oviedo, na Espanha, buscaram responder essa pergunta com uma pesquisa que acompanhou cerca de 7.700 estudantes de escolas públicas e particulares do país europeu. O trabalho, recentemente publicado no Journal of Educational Psychology, concluiu que, mais importante que a quantidade, é a regularidade do dever de casa que importa. Além disso, os alunos que são estimulados a estudarem sozinhos, ganhando desde cedo autonomia acadêmica, costumam atingir resultados ainda melhores.

Coautor do trabalho, Javier Suarez-Alvarez explica que foi analisado o desempenho dos jovens no aprendizado de ciências e matemática. Segundo a análise, aqueles cujos professores passavam tarefas de casa sistematicamente tinham o desempenhado aumentado significativamente, não sendo necessárias muitas horas de dedicação por dia. Na verdade, uma hora em frente aos livros era suficiente para notas acima da média. Mas foi mesmo a habilidade de estudar sozinho, sem depender de ajuda de outra pessoa, que se mostrou realmente eficaz. “Permitir que o aluno realize um trabalho autônomo, aspecto-chave da aprendizagem autorregulada, está claramente conectado ao rendimento acadêmico”, assegura Suarez-Alvarez.

Júlia (esquerda), com a mãe, Fabiana, e a irmã, Ana Clara: aos 11 anos, a menina já conquistou autonomia nos estudos e não precisa ser cobrada para fazer o dever de casa (CB/D.A Press)
Júlia (esquerda), com a mãe, Fabiana, e a irmã, Ana Clara: aos 11 anos, a menina já conquistou autonomia nos estudos e não precisa ser cobrada para fazer o dever de casa
Estudo independente é o caso de Júlia Cabral, 11 anos, aluna do 6º ano do ensino fundamental. A mãe, Fabiana Cabral, 40, afirma que a filha é bastante autônoma e não precisa ser cobrada constantemente para que estude. “Ser mais autônomo é melhor. A dependência é ruim tanto para os pais quanto para a criança, porque vai chegar uma hora em que ela vai ter de andar sozinha”, avalia. A adolescente conta que costuma se dedicar de uma a duas horas por dia, e que, nas semanas de provas, acaba ocupando uma tarde inteira.

Fabiana diz que só estimulou essa independência com a caçula. A irmã mais velha, Ana Clara Cabral, 21, recebia um acompanhamento mais de perto. A jovem se lembra de que sentia dificuldades em matemática durante o ensino médio. Hoje, quando compara sua rotina de estudos com a da irmã mais nova, percebe uma cobrança maior atualmente. “Eles são mais cobrados agora do que eu era. Até por causa do mundo atual. É muita competitividade, então eles têm que se adaptar”, analisa.

Sacrifícios

Tanta competitividade tem tornado uma carga reduzida de dever de casa um sonho cada vez mais distante. Nas séries do ensino fundamental, o comedimento ainda é possível, mas, na hora de ingressar no ensino superior, os jovens se veem obrigados a sacrificar momentos de lazer. É comum, por exemplo, que adolescentes tenham de trocar uma tarde de sábado livre por provas e simulados. Segundo a psicóloga Teresa Campos, a principal reclamação dos adolescentes com relação ao dever de casa é a falta de tempo para sair com os amigos e família, enfim, ter uma vida social. “Na minha opinião, é um problema grande, porque a adolescência é exatamente o momento de compreensão das sutilezas da vida social”, considera.

Quem abdicou de muitos momentos de relaxamento para conseguir uma vaga no curso desejado foi Guilherme Félix, 19 anos, aluno de engenharia de redes de comunicação na Universidade de Brasília (UnB). “Eu, que no colégio fazia teatro e música, precisei cortar essa parte para me dedicar ao vestibular”, lembra. Além das atividades extras, o rapaz também reduziu o tempo que passava com amigos à noite.

Segundo ele, no último ano do ensino médio, passava as manhãs no cursinho pré-vestibular, as tardes na escola e as noites em casa. A solução para manter contato com os amigos foi montar grupos de estudos onde todos se encontravam para tirar dúvidas. Mas Guilherme afirma que não se arrepende. “Valeu a pena. Se precisasse, faria de novo.” O irmão de Guilherme, Felipe, 14, segue o mesmo caminho. Em uma ocasião, sua mãe perguntou se ele podia ficar em casa para ajudar com um problema que surgira. Mas o menino, que está no nono ano do ensino fundamental, argumentou que não seria bom perder as aulas de física e química que teria naquele dia.

Segundo Teresa Campos, o modelo escolar brasileiro obriga que os estudantes sacrifiquem a vida social pela vaga em uma universidade e que, para tanto, são necessárias várias horas de estudo. “Menos tempo significaria, talvez, não passar numa prova dessas.” Os pais criticam o modo como é feita a cobrança dos alunos. Para o pai de Guilherme, Henrique Ribeiro, 42 anos, as escolas cobram um conhecimento inteiramente voltado para o vestibular. “Não conheço uma escola voltada para a educação cidadã. Hoje, a loucura é o vestibular.”

Teresa concorda: “Não se espera a aprendizagem, mas o desempenho em provas”. Para a psicóloga, uma forma de o adolescente manter uma vida social equilibrada com a rotina de estudos é aconselhar os pais a procurarem escolas que permitam esse equilíbrio, sem exigir do aluno dedicação exclusiva aos estudos.

Roberto, entre Artur e Anastácia, que cursam o 2º ano do ensino médio: apoio aos filhos na hora dos estudos (Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
Roberto, entre Artur e Anastácia, que cursam o 2º ano do ensino médio: apoio aos filhos na hora dos estudos


A importância da família

Sentar-se com os filhos, perguntar sobre o dever de casa e procurar saber a data das provas pode parecer um trabalho cansativo para os pais de crianças e adolescentes, mas o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gilmar Ribeiro, garante que, além do estudo complementar feito em casa, é importante a participação da família na vida escolar dos jovens. “Se ela acontece, o aluno se sente mais acolhido, percebe que as pessoas estão preocupadas e apoiando os estudos, e, daí, a tendência é que ele tenha um melhor desempenho escolar.”

Na família Melo, essas atividades fazem parte do dia a dia. A mãe, Junia, 44 anos, estabeleceu rotinas de estudo para os filhos desde pequenos. Tanto Anastácia, 15, quanto Artur, 16, são cobrados desde a infância. Hoje, os pais não precisam mais pegar no pé dos adolescentes para que estudem. Eles chegam da escola, almoçam e, após um cochilo, partem para o dever de casa. Hoje, eles têm uma rotina rigorosa, imposta por eles mesmos. Como estão ambos no 2º ano do ensino médio, às vezes tiram dúvidas um com o outro sobre as matérias. E se algo em matemática parece muito complicado, podem pedir socorro ao pai, Roberto Melo, 39, que já trabalhou como professor da disciplina.

Anastácia e Artur estão na fase em que se dedicam muitas horas, às vezes até tarde da noite, às lições. Tudo para conseguirem uma vaga na UnB, apesar de o curso que tentarão ainda não estar definido. O pai, que acompanha os estudos dos filhos, reclama da falta de exercícios práticos que complementem o conhecimento.

“Eu acho que poderia ser reduzido o dever de casa para passar atividades práticas”, opina. Segundo ele, as escolas não têm essa preocupação em aplicar o conhecimento, e o conteúdo teórico extenso é usado apenas para o vestibular, pois a maioria dos alunos não usará grande parte do que foi ensinado depois de concluir o ensino médio. Roberto atribui a rotina puxada dos filhos ao excesso de conteúdo. “Minha opinião é que o conteúdo do ensino médio no Brasil como um todo é muito extenso, sufocante”. Roberto, contudo, sabe que verá os filhos estudarem ainda mais no ano que vem, quando estarão no terceiro ano. E ele estará pronto para apoiá-los.

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