Invisível na pele, novo implante auditivo já está disponível pela rede pública de saúde

Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Duarte - Revista do CB Publicação:01/10/2015 14:00Atualização:01/10/2015 11:33
A perda de um dos cinco sentidos é limitante. Desorienta. Pode ser repentina, progressiva ou vir de nascença. Deixar de escutar, por exemplo, é comprometer a capacidade, muitas vezes, de comunicação e de socialização. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva e, até o fim deste ano, estima-se que o número chegará a 1,1 bilhão de pessoas, o que corresponde a 16% do total da população mundial.

Uma pesquisa realizada no Brasil por uma empresa austríaca que produz soluções auditivas (Med-El) mostra que os brasileiros estão desatentos à saúde do próprio ouvido. Cerca de 57% não buscam conhecer mais sobre o tema e 64% não sabem com prevenir a diminuição da capacidade de escutar. Os dados apontam também que 61% dos entrevistados desconhecem como se cuidar quando o problema começa a dar sinais.

Uma das novidades de tratamento, inclusive, acaba de chegar ao Brasil. Trata-se do primeiro implante de condução óssea ativo do mundo, chamado Bonebridge, que traz o conforto de não ser visível na pele e poder ser usado por pacientes que não tiveram melhora da audição com outros tratamentos disponíveis até então. Além disso, o Ministério da Saúde acaba de disponibilizar o tratamento pelo SUS para quem receber a indicação de usar a tecnologia.

Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.